janeiro 17, 2006












ARTES DA ENSINANÇA
(ou da cidadania)

Por seus feitos e sua cultura, Dom Duarte, Rei de Portugal (1391-1438), não só ganhou o cognome de "Eloqüente", como permaneceu no imaginário da cultura portuguesa.

Audacioso estrategista, participou, ainda muito jovem, junto com seu pai, D. João I, da preparação da tomada de Ceuta. Administrador de visão, desemperrou a burocracia do seu tempo, atualizou e retificou as leis do reino, além de elaborar um alentado código de posturas. Mais não fez porque a peste o fulminou aos 47 anos, encurtando seu reinado para 5 anos, apenas.

Mas o que mais me interessou em Dom Duarte, desde as primeiras aulas de história na longínqua Ilha da Madeira, em mais do que longínquos anos, foi o título do seu "
livro da ensinança de bem cavalgar toda sela". Pena que o delicioso vocábulo ensinança, apesar de ainda ser registrado por mestre Aurélio, tenha caído em desuso. É, a meu ver, perfeito como sinônimo de ensino ou instrução, mas também com o sentido de preceito ou máxima. Acrescido da não menos deliciosa metáfora "de bem cavalgar toda sela" transforma-se num excelente achado literário que, por sua riqueza, já cheguei a utilizar num poema "ready made".

Fico a pensar no quanto oportuno seria se, decorridos seis séculos, algum eloqüente político de nossos dias, ordenasse - já que seria demais pedir que escrevesse – a produção de um compêndio semelhante, o qual, no sentido mesmo dos livros de auto-ajuda tão em moda, pudesse orientar cidadãos na arte do bem viver (bem cavalgar toda sela) e – importante - não incomodar o próximo.

Alguns lembretes, como contribuição à obra desse possível candidato:

- Recomenda-se carregar seu cãozinho (ou cãozão) ao colo, ao entrar em elevadores ou áreas comuns do seu prédio, uma vez que vizinhos/vizinhas recém-banhados, perfumados, com meias finas ou com traumas passados envolvendo animais de pelo, não sejam obrigados a aceitar o "carinhoso" roçar de tais criaturas em suas pernas. Importante: não esquecer da pá e do saquinho para recolher as fezes do dito cujo, uma vez que as calçadas, já tão relegadas pelo poder público, andam agora intransitáveis com os resultados da produção canina.
(Dalila Teles Veras, escritora)

4 Comments:

Blogger robina said...

Tal e qual como o actual D. Duarte que tarde, é verdade, mas tem-se fartado de cavalgar. A Isabelinha que o diga :-))))


Bom dia ;-)

17 janeiro, 2006 10:46  
Blogger Inha said...

Chama-lhe burro!LOOOOOOOOOOOOOL

Lindo dia!:D

17 janeiro, 2006 10:54  
Blogger Mac Adame said...

Se calhar estamos mesmo precisados de outro D. Duarte...

17 janeiro, 2006 19:09  
Blogger Inha said...

:D:D:D

19 janeiro, 2006 14:40  

Enviar um comentário

<< Home