julho 13, 2006













PARA QUEM ESTÁ DE FÉRIAS

Radiação UV elevada em todo o país esta quinta-feira

O índice de raios ultravioleta que mede os níveis de radiação solar que podem queimar a pele humana, vai estar hoje muito alto, dia em que as temperaturas vão atingir os 39 graus em Santarém, segundo o Instituto de Meteorologia.
De acordo com informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia (IM), o índice de raios ultravioleta (IUV) vai estar elevado em quase todas as regiões do país e regiões autónomas do Açores e Madeira com nove e dez valores, com excepção do distrito de Évora (cinco).

O IUV varia entre menor que dois (risco baixo), três a cinco (moderado), seis a sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou superior a onze (extremo).

No caso dos valores do IUV previstos para hoje, o IM recomenda a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, o uso de chapei, camisolas, protecção solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O índice de raios ultravioleta vai oscilar entre os oito e os onze valores (o máximo) até sexta-feira, refere o IM.

Segundo dados do IM, os distritos de Braga, Guarda, Lisboa e Setúbal vão estar hoje classificados com o «alerta laranja» de risco «moderado a elevado» para a saúde devido ao calor que se fará sentir ao longo do dia.

Estes distritos devem seguir as recomendações feitas pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

O SNBPC recomenda que as pessoas idosas, bebés e crianças ingiram bastantes líquidos, que vistam roupas leves e evitem sair de casa nas horas de maior calor.

É recomendado também às pessoas com doenças crónicas do foro cardiovascular que estejam, durante alguns períodos de tempo, com os membros inferiores elevados.

Treze dos 18 distritos de Portugal Continental estão hoje classificados com o «alerta amarelo» de risco para determinadas actividades [ao ar livre] dependentes da situação meteorológica.

Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja são os distritos classificados com o «alerta amarelo».

O distrito de Faro é o único classificado com a cor «verde» - não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

O IM emite avisos à escala distrital com diferentes parâmetros meteorológicos e que estão distribuídos pelas cores cinzento (informação em actualização), «verde» (não se prevê situação de risco), «amarelo» (situação de risco para determinadas actividades), «laranja» (risco moderado ou elevado) e «vermelho» (risco extremo).

As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje apontam para céu limpo e vento fraco e temperaturas elevadas que vão atingir os 39 graus em Santarém.

Em Beja, os termómetros vão subir até aos 38 graus, em Castelo Branco, Braga e Portalegre até aos 37 graus.

O IM prevê ainda 36 graus para Lisboa e Coimbra, 32 para Porto e Guarda e 31 para Faro.

(Fonte:
Diário Digital/Lusa)


35 Comments:

Blogger Nanita said...

Tu vê lá mulher tá tanto calor que eu já fiz o impensável... vesti uma saia!

13 julho, 2006 11:19  
Blogger Lúcia said...

não há perigo: não vou para a rua. com ar condicionado fresquinho é que se está bem. aqui devem estar uns 35º. é o inferno na terra

13 julho, 2006 11:27  
Blogger Inha said...

Nanita, não gostas de saias? Ena eu tenho... algumas 20!!!loooooool

13 julho, 2006 11:33  
Blogger Inha said...

Aqui também está infernal. E eu aqui no gabinete não tenho ar condicionado, só ventoinha. Para apanhar uma constipação é um rápido.;)

13 julho, 2006 11:35  
Blogger robina said...

Estou de camisola sem costas e com um arzinho condicionado lateral que me sabe pela vida...roi-te :-))))

13 julho, 2006 11:48  
Blogger Inha said...

Grrrrrrrrr :(


... não estás no emprego... 8-)

13 julho, 2006 12:05  
Anonymous Anónimo said...

Eu estou sempre fresquinha !

13 julho, 2006 14:15  
Anonymous Anónimo said...

deves usar cuidados livres refrescantes

13 julho, 2006 14:20  
Blogger Inha said...

Eu quero ver no inverno!...;)))))

13 julho, 2006 14:24  
Anonymous Anónimo said...

Devo, Anónimo. Se soubesse o que era até usava. Desde que não seja essência de querosene.... :-)

13 julho, 2006 14:25  
Blogger robina said...

Estou. E no emprego não se pode estar de camisola sem costas? :-))))

(Quem os quer bons...)

13 julho, 2006 14:26  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia!!!!
Ui!!!! isso é um inferno! E eu que ja ando toda aflita com temperaturas que nem etingem os 30, a tomar cenas para aumentar a tensao arterial, imagina ai!... era desmaiar a toda a hora!
Bjico!

13 julho, 2006 14:50  
Blogger Mano 69 said...

Oh para elas tão afogueadas...

13 julho, 2006 15:03  
Blogger Inha said...

Rosarico, na tua terra, então está que nem se pode. Isto também é muita temperatura para o meu gosto.


BeijInha

13 julho, 2006 15:07  
Blogger Inha said...

Tu não me venhas para cá com insinuações maldosas, Mano, que tu também deves estar afogueado. A menos que em Coimbra chova a potes...:D)))))

13 julho, 2006 15:09  
Blogger Pseudo said...

39º...diz-te alguma coisa? Tou piursa e colante!

13 julho, 2006 15:36  
Blogger Kaos said...

Felizmente que estou a trbalhar e não me tenho que preocupar com os UV's. Quanto ao calor, gosto muito, e basta ler os teus "comentadores" para entender porquê. Sais, camisolas sem costas, ...uma alegria para os olhos. E, depois, afogueadas ficam mais bonitas :)
bjinhos

13 julho, 2006 15:41  
Blogger Inha said...

Dava-me uma coisa má, de certeza... 39º??? 8-)

13 julho, 2006 15:45  
Blogger Inha said...

Kaos, também tu??? :D)))))))

(hoje só dá "malandro" aqui no blog...looool)

BeijInhas

13 julho, 2006 15:47  
Blogger Mano 69 said...

É favor poupar água!

Quando tomarem banho levem sempre alguém...

13 julho, 2006 15:54  
Blogger Inha said...

Isso não era um banho... era uma sauna!:P

13 julho, 2006 16:02  
Blogger O Chaparro said...

e eu que tou em faro mas sem férias...

13 julho, 2006 17:51  
Blogger Montenegro said...

Parece que aqui por Faro chegou aos 33º, mas para Domingo prevê-se 43º (sim, quarenta e três, não me enganei...).

A vantagem é que quanto mais quente, menos roupa se vê por aí... :P

...cuidado para quem usa essencia de querosene, por estas alturas quase que entra em combustão espontanea. :)

Bjs.

13 julho, 2006 17:57  
Blogger Inha said...

Também eu estou à beira mar e metida nesta chafarica...:(

13 julho, 2006 17:59  
Blogger Inha said...

Montenegro, outro!loooool

Mas olha que por este andar nem com pouca roupa nem sem nenhuma, que o mais certo é elas ficarem em casa...:P

BeijInhas

13 julho, 2006 18:03  
Blogger kimikkal said...

Não me falem em Fériaaaaaaaassssss!!!!!!!!!!!!!

Fónix, nunca mais chega o dia 24...

(Desculpem a má educação, isto é só frustração de ter de trabalhar com este calor tropical...)

13 julho, 2006 19:46  
Blogger ivamarle said...

hummm, que aspecto delicioso!! passei o dia à sombrinha no sossego do Orbitur, a ouvir as desgraçadas das segarregas e das cigarras, aos gritos com o calor e se calhar, também com as radiações...

13 julho, 2006 22:32  
Blogger Inha said...

Bons dias a todos!:)


Deixa lá Kimi... a malta compreende!:D))))) Com este calor é pouco provável que alguém tenha paciência para nos ouvir aos gritos e tal. Não ligues...lol

14 julho, 2006 10:04  
Blogger Inha said...

IVA, que inveja!:(


Acreditas que sempre que olho para o raio da foto do gelado me vem às narinas o cheirinha a maçãs verdes frescas! É muito triste ser gulosa...:(

Continuação de boas férias e... cuidado com as cobras!:D))) Com este calor nunca se sabe...;))))

14 julho, 2006 10:07  
Blogger Pseudo said...

Hoje tá melhor: há bocado o carro assinalava só 32º :)

14 julho, 2006 10:36  
Blogger Lúcio Ferro said...

B'dia. E um óptimo fim de semana.

14 julho, 2006 10:38  
Blogger Inha said...

Aqui não, Pseudo. Está escuro, um calor que não normal e creio que prevêem uma tempestade. Não me importo. Acho que até é bem vinda.

14 julho, 2006 12:05  
Blogger Inha said...

Bom dia Lobinho. Um bom fim de semana para ti também e descansa...;)

14 julho, 2006 12:06  
Anonymous Anónimo said...

Aviso à navegação : Na sauna, não usar sabonete !!!!

15 julho, 2006 02:53  
Anonymous Anónimo said...

Inha, No inverno estou fresquinha mas afogueada. Tenho sempre um aquecedor à mão... Bom fds !

15 julho, 2006 02:53  

Enviar um comentário

<< Home