fevereiro 09, 2006















ESTAVA EU SENTADO,

perto do mar, a ouvir com pouca atenção um amigo meu que falava arrebatadamente de um assunto qualquer, que me era apenas fastidioso. Sem ter consciência disso, pus-me a olhar para uma pequena quantidade de areia que entretanto apanhara com a mão; de súbito vi a beleza requintada de cada um daqueles pequenos grãos; apercebia-me de que cada pequena partícula, em vez de ser desinteressante, era feito de acordo com um padrão geométrico perfeito, com ângulos bem definidos, cada um deles dardejando uma luz intensa; cada um daqueles pequenos cristais tinha o brilho de um arco-íris... Os raios atravessavam-se uns aos outros, constituindo pequenos padrões, duma beleza tal que me deixava sem respiração... Foi então que, subitamente, a minha consciência como que se iluminou por dentro e percebi, duma forma viva, que todo o universo é feito de partículas de material, partículas que por mais desinteressantes ou desprovidas de vida que possam parecer, nunca deixam de estar carregadas daquela beleza intensa e vital. Durante um segundo ou dois, o mundo pareceu-me uma chama de glória. E uma vez extinta essa chama, ficou-me qualquer coisa que junca mais esqueci que me faz pensar constantemente na beleza que encerra cada um dos mais ínfimos fragmentos de matéria à nossa volta.

(Aldous Huxley)

21 Comments:

Blogger rafaela said...

cada um (ou cada coisa) na sua individualidade contem algo singularmente belo, são as nossas particularidades que nos distinguem, que nos encaixam ou afastam dos que nos rodeiam.

belo post *

09 fevereiro, 2006 12:15  
Blogger Inha said...

Assim penso.


E obrigada.;)

09 fevereiro, 2006 12:20  
Blogger Pseudo said...

Uma pergunta: a tua biblioteca é como a de Alexandria? :)
Boa tarde.

09 fevereiro, 2006 13:24  
Blogger Dinada said...

Também me detenho muitas vezes horas a olhar para a areia...agarro-a e ela teima em escorregar entre os dedos. Os grãos que sobram observo com minúcia. e penso, qual a probabilidade, naquele imenso areal, de agarrar precisamente aqueles? Tão perfeitos, tão brilhantes e tão despercebidos que passam no meio das toneladas deles que os rodeiam.

Olá Mana!

Beiiijo de Sódade!

09 fevereiro, 2006 13:58  
Anonymous Anónimo said...

Boa Tarde! Belo texto, por vezes realmente é necessário parar para pensar, sair de nós próprios e reparar na beleza da vida que nos rodeia. Belo texto.
Um beijo

09 fevereiro, 2006 14:08  
Blogger robina said...

Se todos tivessemos esse pensamento, seria tudo tão mais fácil...

09 fevereiro, 2006 14:09  
Blogger Unknown said...

u adoro nos dias de sol no inverno estar de frente para a praia a ver o mar. Beijinhos

09 fevereiro, 2006 14:09  
Blogger Inha said...

Boa tarde meninas!:D


Pseudo, a minha biblioteca (física) é infelizmente muito reduzida. A on-line é que é uma fonte inesgotável. Vou lendo, e do que gosto e que particularmente me diz alguma coisa ou representa um estado de espírito, publico. Como não tenho dotes de escritora...;)


Mana, andas desaparecida.:D
E eu jé tenho saudades duns fartotes de riso no teu blog.
Beijocas gordas.:D:D:D

09 fevereiro, 2006 14:09  
Blogger Inha said...

Perdão, boa tarde meninos!:D:D:D

09 fevereiro, 2006 14:11  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde... tem dias em que ando a contemplar tudo dessa forma, tem outros em que ando mais preocupado com a minha vidinha, julgo que como todos nós!
O que sei é apreciar um bom texto e este assim o é ;)

09 fevereiro, 2006 14:53  
Blogger isabel mendes ferreira said...

...a matéria que vai para o mar?...

conheço o angulo do A.H. e considero que foi muito apropriado o teu post...à Inha...:)

beijos....largados no pino das ondas.

09 fevereiro, 2006 15:11  
Anonymous Anónimo said...

boa tarde!

09 fevereiro, 2006 17:36  
Blogger Mac Adame said...

Diferente, isto, do "Admirável Mundo Novo", que foi a única coisa que lhe li.
P.S.: Apesar de ser menino, gosto do cor-de-rosa. Mas que isto assim é difícil de ler, é.

09 fevereiro, 2006 21:54  
Blogger 1313 said...

"o wonder!
How many goodly creatures are there here!
How beauteous mankind is! O brave new world
That has such people in it."

09 fevereiro, 2006 23:49  
Blogger Inha said...

Bom dia, meninos!

Muda-se-lhe a cor, pois então!...:D:D

10 fevereiro, 2006 09:06  
Blogger Pseudo said...

Ora muito bom dia, apesar da manhã acizentada que vai melhorrrrrarrrr, sem dúvida alguma, com os sorrisos e risos que nos vais proporcionar :)

10 fevereiro, 2006 09:28  
Blogger Inha said...

Bom dia, miúda!

Vou tentar, vou tentar!:D:D:D

(esta caixa de comentários andou marada, só me faltava não poder comentar no meu próprio blog!LOL)

10 fevereiro, 2006 09:43  
Blogger I N T E I R O S said...

Bons tempos realmente, o carro passou por mim e voei direitinho ao céu da boca de um cachalote que comia cachorros na rua augusta prima do amigo mário vaicomelas, as tias do táxista pulga que não se fartam de morder a peuga rota da indiferença corcomida pela ministra, a tal e qual, mesmo a cabra.

10 fevereiro, 2006 10:42  
Blogger Mac Adame said...

Agora sim. Nesta cor já se consegue ler bem. E é igualmente bonita. Obrigado, Inha.

12 fevereiro, 2006 15:26  
Blogger Maré Viva said...

Por causa de um comportamento semelhante o Newton ainda hoje nos anda a chatear a cabeça.
Não seria muito mais proveitoso se o sacripanta do Aldous se pusesse a apreciar a beleza de uma das muitas sereias que se passeiam pelas nossas praias?
Isto sou a dizer, se calhar não tenho razão.
Mas prefiro a maçã até porque se não fosse ela (maçã) ainda hoje o Adão navegava na santa ignorâncias destas coisas!!!
Mouro do Barlavento

14 fevereiro, 2006 17:49  
Anonymous Anónimo said...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
»

24 novembro, 2006 13:40  

Enviar um comentário

<< Home