fevereiro 06, 2006


















PROCURA-SE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

(Vinicius de Moraes)
(Foto: Nikolai Sednin)

40 Comments:

Blogger Pseudo said...

É, todos nós de vez em quando procuramos alguém assim: tão precioso quanto o ar que respiramos.
Excelente escolha.
Bom dia :)

06 fevereiro, 2006 10:42  
Blogger Inha said...

Bom dia, Pseudo.


E obrigada.;)

06 fevereiro, 2006 10:45  
Blogger Inha said...

É lamentável, Spart. A Dinarmarca é um grande país, com uma grande Senhora como rainha, e um excelente governo. E repugna-me que seja palco de peixeiradas destas, simplesmente...

BeijInha.

06 fevereiro, 2006 10:59  
Blogger Inha said...

Olá Maria.

Gostava de ser assim como dizes, mas ainda preciso de limar umas boas arestas...

De qualque forma, obrigada.
BeijInha

06 fevereiro, 2006 11:01  
Blogger aqui-há-gato said...

Inha, li, e voltei a ler o teu texto.
Sabes, mesmo andando na blogosfera, há poucos dias, sinto efervescer em mim um sentimento, de indefinição colossal.
Sinto amizade por desconhecidos, bebo as suas palavras como seja o melhor néctar, riu-me sozinho das piadas que vou lendo, penso como serão, onde estão, quem são, estes meus amigos/as.
As tuas palavras foram belas, mas ao mesmo tempo quase impossível de alcançar, pois precisava de teus olhos, para ver o mundo como tu…
Quero muito ser teu amigo, mas vê o mundo comigo também…Tenho coisas lindas para te mostrar:-)

Bom dia:-) e boa semana.

06 fevereiro, 2006 11:26  
Blogger Inha said...

Online, a palavra escrita tem muita força. Breve, breve, vais compreender isso. Vais aprender a conhecer as pessoas, a respeitá-las. A gostar delas ou não. Pelo que são, pelo que escrevem, pelo que transmitem. E a reconhecê-las pelo seus escritos, em muitos casos. A traçar o seu perfil. Um dia poderás falar por elas, se for preciso, como "ALGUÉM" aqui há uns dias atrás falou por "MIM".

E venham de lá essas coisas lindas!:D

Uma boa semana para ti também.;)

06 fevereiro, 2006 11:40  
Blogger rafaela said...

Inha,
eu sei que é comum mas é o meu poema preferido do vinicius. Bela escolha =)
*

06 fevereiro, 2006 11:43  
Blogger Inha said...

Em ti, vai sendo.
Já percebi andamos sempre em sintonia...;)

06 fevereiro, 2006 11:47  
Blogger rafaela said...

Ha uma situação engraçada com esse poema, uma vez numa tertulia alguém decidiu ler esse poema (um sr brasileiro) que nos deixou a quase todos a puxar pela lagrima.

=)

já vi que tb gostas de manuel bandeira =P

06 fevereiro, 2006 11:48  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia... que texto tão bonito para começar o dia e a semana, felizmente tenho amigos desses, tenho quem amar e considero que preencho que maioria desses requisitos... de amigo!

06 fevereiro, 2006 11:49  
Anonymous Anónimo said...

Que calinadas na gramática... xiça!!

"Considero que preencho q maioria desses requisitos... de amigo" - assim sim ;)

06 fevereiro, 2006 11:51  
Anonymous Anónimo said...

dah... e falhei outra vez... ando mesmo desorientado :D

06 fevereiro, 2006 11:52  
Blogger Inha said...

Sem sombra de dúvida, Rafaela, principalmente daquele que publiquei aqui, há uns dias.;)



Conserva-os, Godi. Mas não os prendas. Eles precisam de voar por outras paragens para que se possam enriquecer e enriquecer-te a ti.
Eu tive de aprender isso.;)

06 fevereiro, 2006 11:56  
Blogger Inha said...

Não te preocupes, Godi. A nossa Edite Estrela não deve andar por aqui.:D:D:D

06 fevereiro, 2006 11:58  
Blogger rafaela said...

eu tenho varios, Amor chama e depois fumaça, cartas de meu avo, testamento, ubiquidade, lol
manuel bandeira foi a primeira poesia a serio que li. é dos que marcou.

*

06 fevereiro, 2006 11:59  
Blogger Inha said...

Gosto da agressividade dele. Sem papas na língua!;)

06 fevereiro, 2006 12:06  
Blogger aqui-há-gato said...

Acredita que respeito muitíssimo a escrita e as palavras que vou lendo.
Apenas queria acrescentar algo, qualquer coisa minha, pessoal, pois acho que saboreamos muito melhor assim…

06 fevereiro, 2006 12:08  
Blogger rafaela said...

é inha uma agrevidade que nos desarma porque é quase infantil.

06 fevereiro, 2006 12:11  
Anonymous Anónimo said...

Neste mundo em que vivemos, mas do que nunca, a amizade é o valor por excelencia. Quando os odios e as taras campeiam por toda a parte, por vezes, é necessário regressar ao básico, ao essencial. À amizade. À verdadeira claro.

06 fevereiro, 2006 12:14  
Blogger Inha said...

Colibri, tens um mail.;)


Mas concerteza, Frog... nem eu gosto de clones...;)

06 fevereiro, 2006 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Eu estou a aprender isso mesmo;) dar liberdade liberta-nos

06 fevereiro, 2006 12:24  
Anonymous Anónimo said...

tu tambem tens um.;)

06 fevereiro, 2006 12:31  
Blogger Didas said...

Desses já tenho. Felizmente. Agora dava-me jeito um que soubesse a próxima chave do euro milhões.

06 fevereiro, 2006 13:17  
Blogger Inha said...

:D:D:D, a ti e a mim!:D:D:D

06 fevereiro, 2006 13:32  
Blogger rules said...

Palavras que dizem mt... gostei bastante. :)

06 fevereiro, 2006 15:12  
Blogger blue said...

Porque a amizade é o sentimento mais belo do mundo, devemos sempre cantá-la! Os meus amigos são os meus maiores tesouros! Obrigada por dares a conhecer este texto:). Gostei do teu blog!

06 fevereiro, 2006 15:32  
Blogger Inha said...

Chaga e Rules, obrigada.


Olga, bem vinda. Volta sempre.;)

06 fevereiro, 2006 15:39  
Blogger marco said...

bom post...mas eu nakela situaçao..ai meu DEUS

06 fevereiro, 2006 23:37  
Blogger AQUENATÓN said...

Obrigado pela tua visita.

Apaixonado? Não !
Apenas o desejo de estar, ainda que virtualmente.

A utopia. O sonho. Como serena vertigem da realidade.

Adorei ter-te como visitante.

Volta , Inha ! Peço-te !
Volta sempre!

Preciso de amigos/as para me sentir real.

Talvez concluas que não existo, e que este ser, é apenas o projecto de si próprio.

Bji

07 fevereiro, 2006 01:28  
Blogger ivamarle said...

por acaso já publiquei este, mas é sempre muito bom relê-lo de tão verdadeiro que é...

07 fevereiro, 2006 09:12  
Blogger Mano 69 said...

Bom dia Inha

O que dizer depois deste texto arrebatador, apaixonante, conciso, preciso, autobiográfico, carente, prepotente, que busca, que cria empatia, que anuncia, que…, que…
O que mais poderei acrescentar numa manhã em que o sol radioso está radioso senão que…



Olha as torradas a queimarem-se!

07 fevereiro, 2006 09:32  
Blogger Inha said...

Bom dia, meninos.;)

Ena, tanta gente nova!:D

Claro que volto, Olhos da Noite!;)

07 fevereiro, 2006 09:38  
Blogger Inha said...

Mano 69,:D:D:D, o dia está radioso, os passarinhos cantam e é bom que assim continue...:D:D:D


Obrigada pelas torradas, o café pago eu...;)

07 fevereiro, 2006 09:40  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia...
O dia está radioso sim, acordei a ouvir passarinhos mas agora, perto do trabalho, só vejo pombos :(

07 fevereiro, 2006 09:53  
Blogger Inha said...

Bom dia.:D

...??? curiosa!:D:D:D

BeijInha

(eu hoje estou um bocado atarefada, não sei se vou ter tempo para o blog... a ver vamos!)

07 fevereiro, 2006 10:30  
Blogger Pseudo said...

Bom dia Inha...ía mesmo perguntar se hoje não havia "novidades" :)
habituas-nos mal e depois dá nisto :P

07 fevereiro, 2006 10:37  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia Inha,
...excelente, para um dia assim como hoje, cinzento e triste, em que a melancolia se estira pelo pensamento. Um amigo. Um orvalho mádido de ternura...

Abracicos!

07 fevereiro, 2006 10:41  
Blogger robina said...

Vou contar-te um segredo...este poema também já visitou o Bosque.

Numa altura em que eu ainda era normalzinha...:-)))))


Bom dia ;-)

07 fevereiro, 2006 10:50  
Blogger rafaela said...

bom dia inha =)
*

07 fevereiro, 2006 10:50  
Blogger Inha said...

Bom dia meninas!:D

(isto hoje tá "ruço". Volto sempre que puder...;))


P.S. Normalzinha? Pois... acredito!LOOOOOOOOOOL

07 fevereiro, 2006 11:02  

Enviar um comentário

<< Home