agosto 04, 2006
















DO ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Sentença Proferida em 1487 no Processo Contra o Prior de Trancoso

(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".

[agora vem o melhor:]

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".

(Recebida via mail)

14 Comments:

Blogger Patioba said...

E não mudou nada....... fantástico! ;)

04 agosto, 2006 13:06  
Blogger Eu said...

fecundou, ficou fecundado e puseram-no a fecundar calhaus - é a vida de um clérigo que se preze(digo Eu, q não percebo nada disso)

04 agosto, 2006 13:13  
Blogger Inha said...

Boas tardes!:)


Bota trancada nisso, Sapo!!!:D))))))

04 agosto, 2006 13:42  
Blogger Inha said...

Patioba, haja afilhadas e beatedo que o resto vem por acréscimo...;))))))

04 agosto, 2006 13:43  
Blogger Inha said...

Eu(?), e ainda por cima foi arquivado na torre do Tombo!!!...
(não que eu seja maliciosa, mas isto é tudo muito suspeito...):D))))))

04 agosto, 2006 13:46  
Blogger robina said...

Não deve ser do teu tempo, mas essa, já andou no bosque ;-) e já nessa altura tive muita dificuldade com tanta descência :-))))

Olá

04 agosto, 2006 13:57  
Blogger Inha said...

Não, já não é do meu tempo. (Sou muito nova, pá, que coisa!... 8-))))).

Cum carago, duzentos e noventa e nove??? Dasse!!!

04 agosto, 2006 14:25  
Blogger Eu said...

tu v lá se um homem de Deus já não pode ter filhos à vontade (sua herege!)

(Eu é q não esperava ver tanto preconceito...)

04 agosto, 2006 15:09  
Blogger Inha said...

Preconceituosa, Eu(?)???!... acho absolutamente natural um homem de Deus ter filhos que ao mesmo tempo são primos, sobrinhos e irmãos dele próprio!!!lolololololololol

04 agosto, 2006 15:22  
Blogger Eu said...

aquilo é q foi disseminar a palavra de Deus - primeiro fê-los, depois ensinou-os a falar...

(vamos mas é parar com esta conversa pecaminosa)

04 agosto, 2006 15:28  
Blogger Kaos said...

Já conhecia esta sentença. è brilhante.
E, o rei fez bem em perdoar, afinal o homem só gostava daquilo que todos gostamos. Deu felicidade a muitas devotas o que só lhe ficabem
Bjinhos e um bom fim de Semana

04 agosto, 2006 16:28  
Blogger Inha said...

Disseminar a palavra de Deus e não só...:D)))))

04 agosto, 2006 17:46  
Blogger Inha said...

Eu não conhecia, Kaos e fartei-me de rir com isto. Mas vindo de onde vem não é nada que me surpreenda.E o Rei tinha certamente mais que fazer do que se chatear com as pinocadas do prior...:D))))))


BeijInha e BFS

04 agosto, 2006 17:54  
Blogger Serenity said...

O prior de Trancoso faz-me lembrar o meu ex-marido, e ele é da Beira Alta... será que é descendente do dito prior?!?!?! Na volta...
Mas foi a custa de muitos padres e priores que Portugal ganhou a sua população, e continua a ser assim... desculpem lá a heresia mas eu sou mesmo herege...já dizia o padre Armando de Oeiras, que por acaso tinha 3 filhos da governanta...
Fiquem bem, beijitos.

20 agosto, 2006 16:59  

Enviar um comentário

<< Home