março 08, 2006


























RETRATO DE UMA PRINCESA DESCONHECIDA

Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

(Foto: Chris Hopkins)

44 Comments:

Blogger Inha said...

Olá Spart!;)

Já vi que continuas madrugador... 5?:D:D:D


BeijInha

08 março, 2006 11:05  
Blogger José said...

passei para uma "little joke"", como de costume. Mas este poema da Sophia, no dia de hoje, esmagou-me os ossos.
parabéns. jinho.

08 março, 2006 11:17  
Blogger Inha said...

Olá José!

Obrigada e uma beijInha para ti...;)Acho que às vezes ninguém pensa nisto...

08 março, 2006 11:21  
Blogger Inha said...

Bom dia Luís,

Muito me contas...ainda só dei meia dúzia de voltas à blogosfera, ainda não vi nenhuma...:D:D:D

Ainda bem que gostaste...;)

08 março, 2006 11:28  
Blogger André L said...

Olá Inha, que lindas e bem seleccionadas palavras de Sophia. Umas das minhas favoritas pela clareza, pela simplicidade. Linda msg, gostei.
Aproveito para informar que estou de mudanças assim que peço que actualizes o meu link para http://blogalizeme.blogspot.com
Bjos e boa semana

08 março, 2006 11:35  
Blogger Inha said...

Obrigada, Mestrinho.
Para ti também...:)

08 março, 2006 11:42  
Blogger Inha said...

Olá, Papá Urso!

Obrigada. Mas para mim são todos...;)

BeijInha

08 março, 2006 11:54  
Blogger Inha said...

Chaga...Chaga!...
Tu não me venhas desestabilizar o estaminé...LOLLLL


BeijInha.;)

08 março, 2006 12:08  
Blogger robina said...

Tá feito milher!!!!

Bom dia ;-)

08 março, 2006 12:19  
Blogger Inha said...

Bom dia!:)


quero ver!...;)

08 março, 2006 12:29  
Blogger Mano 69 said...

Então um bom dia, tarde e noite da Mulher e afins!

08 março, 2006 12:33  
Blogger André L said...

Vai lá vai.. Tens algum "robot" para responder logo ou então levas-me a pensar que tens um ecrã instalado na carola (ehehehe) Xiça, eu quase nem tinha carregado aqui no click do comentário e já estavas a responder no meu blog.. Bem só posso concluir que és rápida no gatilho :o) ..
Bem e por falar em gatilho, pode me dar um tiro, xiça, esqueci completamente desta data (tenho desculpa, ehehe, estou doente e de baixa). por isso é que ando as estas horas nos blog :oP ..

Vá Feliz dia teu, dia da Mulher.. Re-Cito um poema para glorificar esse dia
"Nunca despi de mim,
Este sentimento sem fim,
das minhas defesas,
minhas fraquezas,
meus medos,
palavras mal ditas,
bem pensadas, mal escritas.

Leio o teu corpo de cima a baixo.
Já entendo essa gramática,
livre de semântica.
Encerra teus lábios nos meus
quando estes gemidos ecoarem fundo.
Eu, tu e nós,
no desejo profano e atroz
desse teu corpo necessitado de afecto,
cheio de vida e completo.
O silêncio do teu sorriso
que corre do ínfimo ao pleno gozo.
Palavras perdidas,
jamais esquecidas.
Sentimentos contidos.

Sinto-me ...
sem fôlego,
respiro,
inspiro,
expiro,
Intoxico,
Exalo,
Emito,
Espiro,
Lanço,
Dissipo,
Volatizo,
Solto,
Expando,
Torno,
Dilato,
Difundo,
Espalho,
Estendo,
Propago,
Manifesto,
Desabo,
Quebro,
Parto,
Colho,
Solto,
Opaco..
É sempre um prazer lêr-te...
Tango da vida. © Mestrinho[Eca]

08 março, 2006 12:37  
Blogger Inha said...

Mano: define "afins"...:D:D:D:D


Todos os dias e noites...
Obrigada!;)

08 março, 2006 12:38  
Blogger Patioba said...

Um bocadito dramático, não????? ;)

08 março, 2006 12:41  
Blogger Inha said...

Mestrinho... sim senhor!

"Eça" ...doeu!

Deixas-me sem palavras. Não te preocupes com o dia...

Obrigada
BeijoquInhas

08 março, 2006 12:41  
Blogger Inha said...

É o reverso da medalha, Patioba.;)
Bem real, por sinal...

08 março, 2006 12:42  
Blogger Inha said...

Mestrinho: as melhoras!;)

Por acaso estava a mexer nos links, daí a coincidência...:D

08 março, 2006 12:44  
Blogger Didas said...

Sophia... fica sempre bem. Ela é ineaquecível. :)

08 março, 2006 12:50  
Blogger André L said...

loool (armado em cusco, vim cá cuscar).. Peço desculpas aquela primeira parte infeliz do meu comentário, mas quando estou com gripe fico como quem beber uns bons copos de vinho, ou seja, já estás a ver não!! Atttchimm, snif snif. Reparo que não sou Eça (risos) é Eca com "C" lool expressão brasileira de uma revista, sinonimo de "asco".. Mas agora adoptei só o "mestrinho"
E para reparar a mal feita, vim deixar outro poema :o) a este dia..
"No músculo nu que se movimenta, escaldante .
Serpentina, à inércia do toque, com jeito de prosa
A tua beleza cai-te como uma luva,
veste-te somente de ti, Mulher vaidosa.

És ponte que liga duas margens, do eu ao tu
És a flor mais atraente do jardim
Perco-te em volta de grande mistério
E para nomear-te, chamo-te Jasmim

Um coração bem cultivado.
É o perfume gratificante, fruto de ti.
O Jardim precisa desse perfume.
Nestas palavras foi onde cai.

Estas emoções espreguiçam-se no meu corpo.
Penteia-te cem vezes Mulher vaidosa.
E é no espaço do corpo que sinto essa força da aceleração.
Sorri na seiva da minha prosa.

Prepara-te para o amor e agora
Cultiva-te na tua realidade,
Nunca te esqueças da sonhadora
E da sua singularidade." © Mestrinho

08 março, 2006 13:02  
Blogger Alentejano said...

Feliz dia da mulher .... Beijinho.

08 março, 2006 13:26  
Blogger Inha said...

Boas tardes e mil obrigados!...

Um bom dia para vocês também...;)

08 março, 2006 13:38  
Blogger Inha said...

Mestrinho, surpreendes-me!...
De facto...

Mais uma vez... obrigada!
És um querido.;)

08 março, 2006 13:38  
Blogger Humor Negro said...

valhamedeuskistoépedofilia!
(Robina, tájaber isto caragu? Aprende mulher!)
;-)

08 março, 2006 14:20  
Blogger robina said...

Antes ignorante toda a vida :-)))))

08 março, 2006 14:25  
Blogger Inha said...

Olá Maria...;)

BeijInha!:D

08 março, 2006 14:35  
Blogger Inha said...

Ai Humor, Humor...LOOOOLLLLLL

08 março, 2006 14:37  
Anonymous Anónimo said...

Poema perfeito para o dia :)
Bjs

08 março, 2006 14:38  
Blogger Mano 69 said...

"afins"
É tudo aquilo que parece mas não é!

08 março, 2006 14:50  
Blogger Inha said...

Logo vi que não era boa coisa...:D

08 março, 2006 14:52  
Anonymous Anónimo said...

Então cá vai um beijinho para a Grande mulherzInha!

Muito bem escolhidas estas palavras para o dia de hoje que, para além de ser um dia para levarmos em conta as milhares de mulheres que continuam a ser discriminadas, é também o dia de reconhecermos as grandes mulheres e tu pareces-me ser uma delas!
Felizmente conheço muitas e já fiz questão de lhes dizer isso mesmo!

08 março, 2006 14:55  
Blogger Inha said...

Oh Godi!... Assim deixas-me sem jeito...:D

Obrigada pelas tuas palavras, mas este poema não se refere só às mulheres, como vês. Eu divido por dois.


BeijInha!

08 março, 2006 15:07  
Blogger Inha said...

Ainda me dá um cardíaco à tua conta...LOOOOOOOOOOOL

Ganda Maluco!...:D:D:D

08 março, 2006 15:35  
Blogger Luís Monteiro said...

Gostei do blog. É quente e acolhedor.
Beijo

08 março, 2006 19:02  
Blogger ivamarle said...

"sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia" como diria o nosso Eça; bonitas palavras e uma foto muito sugestiva...

08 março, 2006 19:14  
Blogger marco said...

é gira..bom resto dia da mulher

08 março, 2006 21:33  
Blogger Avó do Miau said...

Inha, uma abraço amigo neste dia especial,
Daniela.

08 março, 2006 22:24  
Blogger Unknown said...

Dasseeee
beijo

08 março, 2006 23:10  
Blogger robina said...

Ainda não me tiraste daqui esta lambisgoia? :-)))

Bom dia ;-)

09 março, 2006 09:36  
Blogger Inha said...

Bom dia a todos!


Ó milher fui tomar café e só cheguei agora ao blog!:D:D:D
Estás esfusiante!!!LOL

09 março, 2006 09:42  
Blogger robina said...

E não é para estar?

Pena que haja uma sombra a querer estragar tudo...:-))))

09 março, 2006 10:02  
Blogger robina said...

Então? Ainda nada? :-))))

09 março, 2006 10:30  
Blogger Inha said...

Vê lá em cima... Que me dizes?...;)

09 março, 2006 10:34  
Blogger SoNosCredita said...

Fabuloso!

09 março, 2006 11:39  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

A vida e a morte vivem e andam a par, tal como o desprazer e prazer, e o que por vezes mais nos custa é... aceitar isso, e ter força pra continuar a viver!

Gostei sim!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

09 março, 2006 14:19  

Enviar um comentário

<< Home