agosto 08, 2006













O NORTE ESTÁ A ARDER

O Norte verde está a arder. Tudo aquilo que sempre conhecemos verdejante e fresco, está a converter-se num solo lunar, que levará muitos, muitos anos a reconstituir. Olhamos desolados para o fogo. Pedimos a todos o deuses que baixe um ente, um ser qualquer, que ponha cobro à ignomínia dos que, sem alma nem consciência, vão ateando o fogo pelos caminhos onde passam.
Percebemos que não. Percebemos que, na sua maioria, não são fogos postos. Não há bandido a quem atribuir culpa. Há matas que não são limpas há mais de trinta anos. Os solos estão carregados de combustível natural. O que antigamente era considerado roubo (a apanha da fagulha e ramos secos para uso doméstico e aconchego de animais), é hoje considerado uma benção dos céus!!! Pasme-se. O crime passou a dádiva, o pecado a obrigação.
Saio para a rua. São sete horas da manhã. O ar está carregado, mas não do nevoeiro, de que tanto gosto. Não cheira a oxigénio nem a frio. A rua não está limpa, nem as janelas lavadas. Fede a monóxido de carbono e a pinhas queimadas. Não são as pinhas do natal, de onde era suposto partirmos pacientemente pinhões. Fede a morte e a desolação.
O país está a arder. Já assim é há muitos anos, mas sem que ninguém se mova. Esperamos sempre, crentes, que o ano seguinte seja piedoso e benéfico, sem que para isso precisemos de mover uma palha para ajudar. Já quase não há água. A desertificação é, cada vez mais, um dado adquirido.
Falta menos de dez anos para que tudo o que conhecemos como o hoje se transforme num percurso árido e inumano. É urgente intervir. Enquanto há tempo.

29 Comments:

Blogger Eu said...

é uma tristeza! (ardenos a alma e desertifica o ânimo...)

08 agosto, 2006 11:44  
Blogger Inha said...

Frog, a mim parece-me é que o fogo se transformou há muito numa indústria... só perde quem lá fica e quem vê a arder o trabalho de uma vida.;)

08 agosto, 2006 11:54  
Blogger Inha said...

Podes crer, Eu(?).

P.S. Não me esqueci.

08 agosto, 2006 11:56  
Blogger Eu said...

não te esqueceste??? tu guarda-te, ´pariga (q Eu não vou estar cá...)

:P

08 agosto, 2006 12:20  
Blogger robina said...

Tu nem me fales. Tem sido demais por aqui...

08 agosto, 2006 12:25  
Blogger Stella said...

É uma tristeza ver o pais a arder desta forma... nao tenho duvidas que daqui a poucos anos, não teremos mais verdura em portugal.

08 agosto, 2006 12:28  
Blogger Inha said...

Nem Eu(?)...;)

08 agosto, 2006 12:29  
Blogger David M. said...

É, só é pena que ninguém se lembrar de largar fogo a certos bosques :-)

08 agosto, 2006 12:29  
Blogger Inha said...

Bom dia melher, sei disso... tive amigos aí! Alguns deles estão a dormir neste momento, acreditas?:(

08 agosto, 2006 12:30  
Blogger Inha said...

Já quase não temos nada, Me. E o tempo é curto.

08 agosto, 2006 12:32  
Blogger Inha said...

E porque chegaríamos o fogo a certos Bosque, J.B.? Nem a brincar...

08 agosto, 2006 12:33  
Blogger robina said...

Este JB (foi logo escolher um whisky manhoso) quer cunbersa :-)))))

08 agosto, 2006 13:54  
Blogger Inha said...

E eu que até gostava dum jotinha com água do pisões moura e muito gelo... dasse!...:D))))))))))))

Mas tem uns dentes lindos...;)))))

08 agosto, 2006 14:34  
Blogger Inha said...

Sapo, queres arruinar-me? Destruir-me a reputação, Sapito, eu que sempre fui tua amiga???:D)))))

08 agosto, 2006 14:52  
Blogger robina said...

E depois dizes que só bebes Ice Tea...

Lindo! :-))))

08 agosto, 2006 14:53  
Blogger David M. said...

É, os dentes são assim para...:-)

08 agosto, 2006 14:55  
Blogger robina said...

JB,
Já nem a Capuchinho acredita nessa patranha :-))))

08 agosto, 2006 15:25  
Blogger Inha said...

AHAHAHAHAHAHAH

Pois, até podíamos substituir o lobo mau por um crocodilo, para variar...lololololololol

08 agosto, 2006 15:35  
Blogger robina said...

Eu não te dizia que o wisky é dos manhosos? :-)))))))

08 agosto, 2006 15:37  
Blogger Inha said...

J.B., ah sorrisinho enganador... :D)))))))

08 agosto, 2006 15:37  
Blogger Inha said...

Manhoso... e verde!lolololololol

(já estou a imaginar um belo par de sapatos e uma carteira condizente... eu não disse isto...)

08 agosto, 2006 15:39  
Blogger kimikkal said...

subscrevo o post, a verdura desaparece e vamos ficando com um país cada vez mais seco e quente.

E temo que isto seja ainda o princípio...

08 agosto, 2006 15:55  
Blogger Inha said...

A verdade é que o país está a arder, Kimi. E os anos passam e ninguém toma uma atitude. Não falta muito para isto pareça um deserto.

08 agosto, 2006 16:03  
Anonymous Anónimo said...

Eu que não sou nada fundamentalista, punha umas quantas pessoas a assar, para dar o exemplo. Em espetadas ...

08 agosto, 2006 17:21  
Blogger Inha said...

Ou a apagar o incêndio a balde. Era uma boa tortura. Principalmente os responsáveis pela limpeza das matas...;)

08 agosto, 2006 17:25  
Anonymous Anónimo said...

Pensando, Andando e Baldeando ...

08 agosto, 2006 17:55  
Anonymous Anónimo said...

Debalde ...!!!!

09 agosto, 2006 16:17  
Anonymous Anónimo said...

Cara Inha, é louco que os portugueses têm pouco cuidada com a natureza. O norte verde arde e meu coração também. Um leitor belga deste blog e amador de Portugal.

09 agosto, 2006 16:54  
Anonymous Anónimo said...

contrariamente à propaganda oficial os fogos são provocados!
a manta-morta que cobre as florestas não arde espontâneamente...
se acabar a industria da celulose, acabam os fogos...
já repararam que os governos do rectângulo são os grande parocinadores da industria do fogo?

10 agosto, 2006 00:54  

Enviar um comentário

<< Home