novembro 16, 2006














A TEIA

"Na busca por novos materiais o homem ainda não conseguiu fabricar algo tão formidável como a teia de aranha, um material seis vezes menos denso que o aço, mas 25 vezes mais resistente e com o dobro da elasticidade do nylon. Entretanto – com o avanço da biociência – institutos de pesquisa, governos e empresas de biotecnologia vêm buscando formas de sintetizar o produto e utilizá-lo em larga escala."

(Celso Calamita)

"A teia é um candidato ideal para elaborar fio de sutura, já que tem propriedades antimicrobianas, elasticidade e resistência e não se dissolve com o álcool", assegurou Gómez.

A dupla considera que, em aplicações terapêuticas, nem sempre são melhores as soluções sintéticas do que as naturais, como demonstra este caso.

"Quantas vezes complicamos a vida ao buscar soluções 'sintéticas' para nossos problemas, quando a natureza nos oferece a maioria dos remédios de que precisamos".

(Alexandra Goméz, Faculdades de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Veracruz, México)

33 Comments:

Blogger Kaos said...

Deve haver muita verdade nisso, mas as teias de aranha são tão pegajosas que deve ser um material dificil para se trabalhar com ele.
bjs

16 novembro, 2006 12:55  
Blogger Montenegro said...

Sou aracnofóbico...

16 novembro, 2006 13:06  
Blogger Pseudo said...

Que nojo!
Eu cá gosto mais de fios de outra espécie, do género de ouro mesmo.
Ando aqui a ver uns catálogos giros, a ver se o pai natal me dá algo de jeito este ano.

16 novembro, 2006 13:35  
Blogger Inha said...

Boas tardes!:)

Kaos, por acaso é uma coisa que também me surpreende.

BeijInha

16 novembro, 2006 13:45  
Blogger Inha said...

Aracnofóbico? Bom, não te censuro. Não é um bicharoco propriamente simpático...:D))))

16 novembro, 2006 13:46  
Blogger Inha said...

Tenta ver a parte artística da coisa, mulher. Não sejas assim. Partes logo de vassoura em punho para cima do bicho!...lolllll


Ouro? ONDE? 8-)

16 novembro, 2006 13:48  
Blogger Eu said...

Eu qdo li "a teia" pensei "tu queres ver q isto é a inha a dar ordens ao saint para atear o estábulo?!?"
mas depois li melhor e vi q não era nada disso, afinal é só mais uma urdidura da inha...

:P

16 novembro, 2006 14:23  
Blogger Inha said...

Eu(?) sou muito pacífica...:D)))

Olha só a construção desta teia

16 novembro, 2006 14:33  
Blogger Eu said...

Eu estou a ver q andas a dar-t com gente estranha...

(caso não saibas, o q desconfio, esta aranha mora mto perto de mim...)

16 novembro, 2006 14:38  
Blogger Inha said...

Por acaso, (mas só por acaso), não sabia... 8-)


Mas folgo muito em saber que tens uma excelente vizinhança...ihihihihih

16 novembro, 2006 14:49  
Blogger Inha said...

:P

16 novembro, 2006 14:49  
Blogger Eu said...

ora inha, e o q somos todos nós senão alegres vizinhos neste mundito a q chamam de aldeia global, hã?

(Eu disse perto, não disse ao lado)

16 novembro, 2006 14:51  
Blogger Inha said...

Pela 1ª vez (suspiro) sou obrigada a concordar contigo.



(oh, que pena...:D))))))

16 novembro, 2006 14:57  
Blogger SoNosCredita said...

e ñ haverá mais manias, além daquelas?

;)

16 novembro, 2006 16:35  
Blogger SoNosCredita said...

em relação ao post...

sem comentários.

sofro de aracnofobia!

:(

16 novembro, 2006 16:36  
Blogger Inha said...

Então não?:D)))))) Se eu as ponho ali todas, internam-me. Já faltou mais...lolllll


(e eu de acrofobia...brrr)

16 novembro, 2006 16:39  
Blogger Montenegro said...

Obrigado pela palavrinha que deste à Gisele. ;)
Coitadinha, deve ter sido durante o Inverno, parece cheia de frio. Parece mesmo precisar de um abraço amigo e quente, ao qual eu me ofereceria para dar (sem qualquer segundo intenção... claro, claro).

Podias ter enviado uma tua também, mas enfim. hehehe :)

16 novembro, 2006 17:17  
Blogger Inha said...

Sou muito tímida...lollllll


Melhoraste, ao menos?:D))))))

16 novembro, 2006 17:21  
Blogger Pseudo said...

Onde está o ouro?? Encontra o Midas e encontrarás o que necessitas.

Mas olha, tenho o catálogo da "New World" aos meus pés. Tem umas coisas engraçadas, sim senhor.

16 novembro, 2006 17:23  
Blogger Inha said...

Já encontrei o Midas... 8-)

Obrigadinha... os que tenho já me chegam...:D))))))))))


Ora porra! Pensei que tinhas o catálogo da Cartier ou da Tiffany...:P

16 novembro, 2006 17:43  
Blogger Montenegro said...

Melhorar? Isto agora é sempre a descer.
O que não tem remédio remediado está. hehehe

Se és timida, pode ser mesmo com a cara corada. LOL

16 novembro, 2006 17:53  
Blogger Inha said...

Vou pensar seriamente no assunto. Aliás vou fazer encomendar um estudo...:D)))) Agora está na moda fazer estudos...:D))))

16 novembro, 2006 18:00  
Blogger Montenegro said...

Cria-se um comité para o efeito. :))

16 novembro, 2006 18:04  
Blogger Inha said...

Um comité e vários almoços... aliás comité é um tempo qualquer do verbo "comer". Soa um bocado afrancesado, mas prontes...:D))))

Nous allons comité... parece-me bem!:))))))


Agora vou. Até amanhã!:D

16 novembro, 2006 18:08  
Blogger Didas said...

Eu às vezes sinto-me numa teia. Mas não sabia que isso era tão bom.

16 novembro, 2006 19:40  
Blogger Inha said...

Bons dias!:)


Tem dias, Dias, tem dias...;)

17 novembro, 2006 09:30  
Blogger Pseudo said...

Ai que nunca mais é noite!

17 novembro, 2006 11:01  
Blogger Inha said...

Bom dia, melher!:D))))


;)


Para que precisas tu que seige noite?:P

17 novembro, 2006 11:10  
Blogger Pseudo said...

5+2, ora! Não te diz nada?

17 novembro, 2006 11:27  
Blogger Inha said...

Deixa-me ver... uma praia tropical... um iate... até já ouço uma guitarra havaiana... 8-)

Por outro lado... um iate... os fiordes... vodka sueca... 8-)

17 novembro, 2006 11:43  
Blogger Fresquinha said...

Dei comigo a trautear o Bilú-bilú-bilú, bilú Té Teia ... com guitarra havaiana a acompanhar.

17 novembro, 2006 13:19  
Blogger Inha said...

Ó Fresquinha, eu cantava qualquer coisa... até o zumba na caneca...:D))))))

17 novembro, 2006 13:27  
Blogger Fresquinha said...

Cm ou sem caneca ? Não é que me lembrei de repente, assim de repente, do Atum Toneca ? Chove ?

17 novembro, 2006 16:32  

Enviar um comentário

<< Home