agosto 31, 2007



FRUTOS SILVESTRES

Sugestões para o fim de semana:

1) Compota de Frutos Silvestres

1 kg de frutos (morangos, amoras, framboesas, mirtilhos, groselhas etc..)
Sumo de 1 limão
750 gr açúcar
Aguardente branca q.b.
Papel vegetal
Frasquinhos de vidro

Lave e limpe os frutos.
Coloque-os num recipiente que possa ir ao lume, adicione-lhes o açúcar e o sumo de limão deixe repousar 12 horas.
Depois de terem repousado, leve o recipiente a lume brando, tendo o cuidado de estar sempre a mexer. Deixe ferver durante 45 minutos. Depois de arrefecer completamente, deite a compota nos fracos, e coloque por cima da compota em cada frasco uma rodela de papel vegetal molhada em aguardente.



2) Frutos Silvestres Romanov*

1/4 de chávena de açúcar de pasteleiro
2 chávenas de chantilly
4 chávenas de frutos silvestres
1,5 chávena de gelado de baunilha
1/2 cálice de licor Cointreau
1/2 cálice de licor Grand Marnier

Lave e limpe os frutos silvestres (morangos, framboesas, bagas, amoras).
Coloque-os numa tigela, reservando meia chávena para decorar. Polvilhe com açúcar, regue com o Cointreau e o Grand Marnier. Misture bem, mas cuidadosamente para não desfazer os frutos e deixe marinar durante 15 minutos.
Bata o gelado com a batedeira até fica cremoso. Junte aos frutos silvestres e envolva com o chantilly. Sirva em taças de sobremesa, decore com os restantes frutos que reservou, e acompanhe com biscoitos tipo waffles.

(*Cortesia do Comezainas)

Bom apetite e... bom fim de semana!

22 Comments:

Blogger Fresquinha said...

Ai, ca má ! Estou na dieta e tu nas gulodices. Vou-me já embora ! Só de ler, engordi 3 kgs....

31 agosto, 2007 15:44  
Blogger Inha said...

Fresquíssima, TODA A GENTE SABE, que os meus doces não engordam...:P


eheheheheh

(mais a mais, a compota não é para comer de uma vez só...8-)))

31 agosto, 2007 15:48  
Blogger Eu said...

(Eu não posso comentar pq agora lembrei-me q tenho de ir para cima da bicicleta e ir apanhar amoras q a minha mulher está farta de m pedir, para fazer compota ou lá o q é)

bom fim-de-semanInha *

31 agosto, 2007 18:00  
Blogger Fresquinha said...

Mas no teu texto não diz que é para se ir comendo ... :-))))

31 agosto, 2007 21:57  
Anonymous Anónimo said...

deliciosas...
e como sou generoso e quero contribuir para as dietas daqueles que precisam delas sugiro umas tartes de frutos silvestres...
as minhas preferidas: framboesas, mirtilo, amoras...
para qualquer uma das variedades:
massa quebrada, um pacote de natas, dois ovos, algum açucar (usem amarelo), sumo dos frutos e uma quantidade generosar dos mesmos.... vai ao forno... e já está...

31 agosto, 2007 23:07  
Blogger Pêndulo said...

Fiquei com fome !

02 setembro, 2007 22:00  
Blogger MANDALAS POEMAS said...

Hola, desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso saludo y mis felicitaciones por tu blog y en especial por su contenido. Te invito muy cordialmente a que visites el mio donde están consignados mis poemas los cuales puedes usar si los necesitas, solo te pido el credito para el blog y el autor. Espero tu visita y tus valiosos comentarios.

www.mandalaspoemas.blogspot.com

Un abrazo,


Víctor González Solano

03 setembro, 2007 23:01  
Blogger Lúcia said...

pois é, está na altura de fazer as compotas.

nem me fales nisso :(

04 setembro, 2007 18:16  
Blogger Nanny said...

Uiiiii que boas!!!!

Tinha uma receita muito parecida com a tua 2ª, mas para fazer com cerejas (sem caroço), fica divinal!!!

Beijinhos doces

05 setembro, 2007 16:24  
Blogger Inha said...

Eu(?), se morasses aqui perto dava-te uma tigela de framboesas do meu quintal. Deliciosas, para mais-que-tudo fazer compota!:)


Boa semana, então.*

05 setembro, 2007 16:41  
Blogger Inha said...

Fresquinha, GULOSA!LOL

Esta é daquelas que se comem como sobremesa e no fim rapa-se o prato com pão. schlééép!!!


;)

05 setembro, 2007 16:42  
Blogger Inha said...

Luikki!!! Obrigada pela sugestão! Adoro tartes de fruta!:)


E saia outra tigela de framboesas!;)

05 setembro, 2007 16:50  
Blogger Inha said...

Pêndulo, bora lá fazer as receitas. São rápidas e simples.


;)

05 setembro, 2007 16:51  
Blogger Inha said...

Olá, Víctor.

Obrigada e sê bem vindo! Vou visitar, com certeza.


;)

05 setembro, 2007 16:52  
Blogger Inha said...

Porquê, Lucy? Não me digas que estás encarregada das compotas para a famelga toda!...
Toca a todos, menina! Às vezes também me calha...

:D

05 setembro, 2007 16:55  
Blogger Inha said...

Tu falaste em CEREJAS, Nanny? CEREJAS? Adoro cerejas!(salivando)


BeijoquInhas Doces e uma boa semana!:)

05 setembro, 2007 16:57  
Blogger Fresquinha said...

A mim, prometem prometem mas as tigelas não há meio de chegarem ...

Onde andas ? Foste aos marmelos ????

05 setembro, 2007 17:02  
Blogger Inha said...

Por agora estou aqui!:D
Foi o fecho do mês, pá, tou lichada!...


Marmelos??? Isso, dá-me ideias!LOL Ainda és pior que eu, porra!:D

05 setembro, 2007 17:15  
Blogger Fresquinha said...

Só que eu contento-me com ameixas ...maduras ...:-))))

05 setembro, 2007 22:54  
Blogger kimikkal said...

calha bem num dia como o de hoje...

06 setembro, 2007 15:14  
Blogger Inha said...

Fresquinha! Também marcham! 8-)


Pois... 8-)

06 setembro, 2007 15:22  
Blogger Inha said...

Kimi, esta receita do Romanov é de comer e chorar por mais, só te digo.;)

06 setembro, 2007 15:25  

Enviar um comentário

<< Home