junho 19, 2006


















O ESTADO DA VERGONHA

Fisco atrasa liquidação e reembolso do IRS

A administração tributária ainda desconhece os montantes a pagar a título de reembolsos do IRS, bem como os valores relativos às notas de crédito (imposto a haver), refere o Diário de Notícias esta segunda-feira afirmando que o processo está todo atrasado.


De acordo com a lei, o fisco já deveria ter efectuado as liquidações (encontro de contas) em finais de Maio, o que poderia levar à emissão dos reembolsos já em Junho, tal como aconteceu em anos anteriores. Mas, segundo cita o DN, as Finanças afirmaram há dias que «não era ainda possível» proceder «a uma estimativa das declarações validadas correspondentes a reembolsos, liquidações nulas ou a notas de cobrança».
Os reembolsos do imposto sobre os rendimentos, afirmam as Finanças - bem como o envio das notas de cobrança, para quem tem imposto a pagar -, só serão efectuados em Julho, tal como sucedeu no ano passado.
«O início do processo de envio das notas de liquidação está previsto», tal como sucedeu no ano passado, «para Julho». Sendo assim, este é o terceiro ano consecutivo em que as Finanças não começam a reembolsar o imposto sobre o rendimento em Junho.
Desde 2002 que o fisco não respeita os prazos das liquidações previstos na lei. O código do IRS especifica o prazo de 30 de Maio como data limite para o cálculo da liquidação. Mas este ano o fisco admite que a «liquidação das declarações de rendimentos» se iniciou «a partir de 14 de Junho», ou seja, cerca de duas semanas após o prazo legal, prevendo-se o tratamento «de cerca de cem mil declarações por dia».

(Fonte: Diário Digital)

E nós, senhores fiscais, sempre que não nos for possível pagar os impostos a tempo e horas estamos isentos de penhoras e congelamento de contas e salários? E de juros também? Que legitimidade tem um estado que não cumpre as próprias lei? E ainda não fizeram o vosso trabalho porquê? Falta de pessoal, se calhar...
Um estado caloteiro, ladrão e sem vergonha!

Chega!!!

29 Comments:

Blogger Kaos said...

Olá Inha, vejo que já voltaste das férias e cheia de força para começar.
Escolheste logo um bom assunto que tem sido um mal recorrente neste país. Para receber está sempre tudo preparado a horas, mas pagar...é mais dificil. São muitos milhões e mais um mês ou dois rende muito juro. Estamos rodeados por aldrabões e o que mais irrita é que são mentirosos.
Ainda bem que já estás por cá que esta gente necessita de levar nas orelhas.
bjinhos

19 junho, 2006 14:21  
Blogger Inha said...

Kaos! Já fui n vezes visitar-te, mas deve haver qualquer coisa com os servidores que não consigo nem ver imagens nem dar um alô!:(
E com os outros passa-se igual. Acho que o blogger marou...
E já sabes, para desancá-los podem sempre contar comigo!!!;)

BeijInha

19 junho, 2006 14:28  
Blogger Inha said...

Olá T-Xuguinho! Tu sabes quando recebi o reembolso do meu IRS referente a 2004? Em Novembro de 2005! "Foi engano, que quer?", disseram eles! Seis meses (no mínimo) que me ficaram com a massa!:(E nem um tostão de juros eu vi!:(

19 junho, 2006 15:14  
Blogger Humor Negro said...

Eu esperei 4 anos que me pagassem. E de juros de mora nem ouvir falar...
Chulecos...

19 junho, 2006 15:43  
Blogger Belzebu said...

Amiga Inha!

Isto é mais do mesmo, ou seja mais estado incompetente, que não é de bem, e que nos penaliza sem contemplações ao mesmo tempo que nos engana constantemente. A impunidade das instituições e dos seus altos funcionários, levam-nas ao descrédito e ao ridiculo!
E mais não digo porque agora fiquei mesmo irritado!

Saudações!

19 junho, 2006 15:55  
Blogger Inha said...

Eu sei Humor, lembro-me bem do que falas...;)comentamos precisamente este assunto num post do Razão...:(

19 junho, 2006 15:57  
Blogger Inha said...

Também eu Belzebu. E só me apetece fazer um pacto contigo e chegar-lhes o fogo a todos!:(

19 junho, 2006 16:11  
Anonymous Anónimo said...

...quando somos ná a pagar juros ... eles são altissimos... quando é para receber ... são bem baixinhos... ou nem se vêem...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e

19 junho, 2006 16:14  
Blogger ivamarle said...

a nós contribuintes caem-nos logo em cima com as penhoras e os juros de mora etc. é o Estado prepotente que temos, só eles têm o "direito" de dizer: basta! nós: comer e calar...

19 junho, 2006 16:30  
Blogger Inha said...

Js, eu nunca vi nenhuns. E o Humor também não. Além de que me consta não sermos casos únicos.;)

19 junho, 2006 18:02  
Blogger Inha said...

Fazem-te melhor, Iva. Congelam-te as contas bancárias: se não tiveres quem te empreste como pagas?

19 junho, 2006 18:04  
Blogger Inha said...

Bom dia passarinho...;)

20 junho, 2006 10:52  
Blogger Kaos said...

Bom dia:
Isto aqui no blogger andou muito mau durante alguns dias. Não havia possibilidade de fazer comentários, colocar uma imagem podia demorar horas e mesmo abrir os blogs era dificil
Parece que já está tudo normal, mas um dia destes mudo o blog para outro serviço.
bjinhos

20 junho, 2006 10:57  
Blogger Inha said...

Olá Kaos. Hoje também aconteceram por cá umas coisas esquisitas e não estou a conseguir postar imagens do meu computador. A ver vamos.

BeijInha

20 junho, 2006 11:00  
Blogger Sara Mota said...

Mas que tia é esta q nem dá os parabéns à sobrInha, hein?!!

pfffffffffffffffffffffffffffffffff

Vou mudar de família. Está decidido.

20 junho, 2006 11:14  
Blogger Humor Negro said...

vejo tudinho. deve ter sido o blogger a fazer uma actualização nos servidores.

20 junho, 2006 11:30  
Blogger Lado Negro said...

Bom dia Inha. A coisa tá assim tão mal em Portugal? Aqui pelas minhas bandas quem não paga vai de cana mas o estado não é caloteiro nem se atrasa quando chega a sua vez.

Um beijo, é sempre com imenso prazer que visito o seu blog.

20 junho, 2006 11:41  
Blogger Ana F. said...

Porca miséria...

20 junho, 2006 11:59  
Blogger Inha said...

Bons dias meninos!:)


Parabéns SobrInha! Já lá fui minha querida, mas não consegui ver as tuas foto...:(
Como vês, isto tem sido complicado...

20 junho, 2006 12:07  
Blogger Inha said...

Humor, obrigada, republiquei o blog uma série de vezes, mas não consigo publicar as postagens que queria...:(

20 junho, 2006 12:08  
Blogger Inha said...

E é sempre com imenso prazer que eu visito o seu, Pacman...;)

BeijInha

20 junho, 2006 12:10  
Blogger Inha said...

Ana, estamos f........! Cada tiro, cada melro! Já me convenci que nesta terra só muda o balde...:(

20 junho, 2006 12:12  
Blogger Stella said...

Wellcome back!!

Vivemos numa Anarquia total... quando o estado faz leis e nao as cumpre e obriga os contribuintes a cumpri-las, e o inicio do fim.

Chega mesmo!!!

Revolução!!!

20 junho, 2006 12:35  
Blogger Inha said...

Obrigada Me!

Isto está pior que a américa latina em todos os sentidos!!!
Também eu acho que chegou a altura de deixar os cravos em paz e tratar de desentupir os canos porque eu duvido que de outra forma a coisa lá vá!!! Neste preciso momento em portugal não há, mas não há mesmo em quem confiar!

20 junho, 2006 12:41  
Blogger rules said...

Já disseste tudo, é uma vergonha... TUDO DE BOM :)

20 junho, 2006 14:04  
Blogger Inha said...

Infelizmente Rules.

Tudo de bom para ti também.
Uma beijInha

20 junho, 2006 14:54  
Blogger Inha said...

Sorte a tua... e obrigada pela visita!;)

20 junho, 2006 17:42  
Blogger aDesenhar said...

infelizmente vamos ouvir a mesma k7 em 2007 por parte do estado.

soluções!

reclamar
reclamar
reclamar

por escrito.

pela parte que me toca, tenho tido resultados aceitáveis, a partir da altura em que começei a fazer as minhas reclamações por escrito, seja onde for.
experimentem que resulta.

:)

20 junho, 2006 23:04  
Anonymous Anónimo said...

Chamem sempre o gerente, mesmo que não haja. Aparece sempre alguém com baixa auto-estima ansioso por ser dono. Au ..au ...au ...

24 junho, 2006 05:32  

Enviar um comentário

<< Home