agosto 10, 2006
















CRIMES VIOLENTOS(?)...

... aumentaram 10,5% na primeira metade de 2006

A criminalidade violenta e organizada (onde se incluem os assaltos a dependências bancárias, casas de câmbio, carrinhas de valores, postos de correios e prospectores bancários) aumentou 10,5% no primeiro semestre deste ano, comparativamente a igual período do ano passado.
A notícia faz manchete na edição desta quinta-feira do Público, que, citando dados da Direcção Central de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária, garante ainda que o salto mais significativo registou-se em Lisboa e em Setúbal, onde o crescimento foi de 45%.

De resto, o jornal refere igualmente que também o número de detidos aumentou, tal como a taxa de resolução destes crimes, da exclusiva responsabilidade da PJ.

No que se refere apenas a assaltos a bancos, o aumento é ligeiramente menor, uma vez que, no primeiro semestre de 2005, tinha havido 52 roubos daquela natureza, enquanto, em 2006, foram 57 (o que representa um aumento de 9,6%).

A maioria destes crimes terá sido cometida por estrangeiros, que se encontravam em situação irregular no país, sendo que uma boa parte deles é proveniente da América do Sul.

Contudo, o aumento do crime violento em Lisboa não se verificou apenas nos assaltos a bancos, já que também nos sequestros e raptos (cuja investigação também é da responsabilidade da Direcção Central de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária) a tendência foi de subida.

No primeiro semestre do ano passado, tinha havido 98 casos em Lisboa, sendo que, este ano, foram 119. Um aumento de 15%, valor idêntico ao registado no Porto, ainda que aqui a tendência tenha sido de descida – menos 14%.

De resto, a percentagem de crimes resolvidos também cresceu, já que tinha sido de 40% no primeiro semestre do ano passado, e foi de 44,8 por cento este ano.

(Fonte: Diário Digital)

Crimes violentos???!... Anda por aí alguma alma caridosa que me traga uns clinequesses?...

Valham-me o Belmiro e o bendito Espírito Santo enquanto ninguém me acode!...

23 Comments:

Blogger Eu said...

Eu acudo-te (toma lá uma mãozinha) mas não sou nenhum santo...

qto aos crimes, posso revelar q ainda agora acabei de ser vítima de um - nome de código IVA...

10 agosto, 2006 11:29  
Blogger Inha said...

Uma mãozinha??? Somítico!!!loooooool


Não és mais mais que eu. Além de vítima frequente do IRS, ainda onteontem fui vítima de um cliente que mandou literalmente para o car... (eu sei que o blog é meu, mas nem sempre nem nunca...):P

10 agosto, 2006 11:37  
Blogger Inha said...

Ai, mas o menino paga a tempo, um dia antes do prazo...lolololoolllllll

(nem parece português... 8-) )

10 agosto, 2006 11:38  
Blogger robina said...

Tenho tanta peninha dos Bancos...

Toma lá os clinequesses :-))))

10 agosto, 2006 12:09  
Blogger Inha said...

Ainda estou a carpir...:D))))


Ai, mulher, cheira-te a férias e ficas logo uma mãos-largas...looololololol

10 agosto, 2006 12:22  
Blogger robina said...

Tu nem me fales, se vejo chegar as 18.00 de amanhã...

10 agosto, 2006 12:33  
Blogger Eu said...

há mas é que apanhar esses "chicos" espertos, e outros "tós", e metê-los a limparem as matas, sem buer água todo o dia!

(isto de ser populista é mmo giro, Eu gosto)

10 agosto, 2006 12:52  
Blogger Inha said...

Então não? Toma-lhe o gosto e vais ver o que é doce...:D)))))

10 agosto, 2006 13:59  
Blogger kimikkal said...

Quando abri o blog e vi a foto da menina, fiquei...interessado no texto, mas isso agora não interessa nada!

O que interessa é que se é certo que os Bancos ganham balúrdios, também é verdade que o zé povinho não se dá ao esforço de ver se os Bancos concorrentes oferecem produtos e serviços mais vantajosos, se o fizessem a "mama" já não era tão grande.

E não é verdade que "todos os banco s são iguais", até porque por inerência profissional sei que não é assim...

Uma dica: Procurem saber as condições dos Bancos mais pequenos e poderão ter algumas (boas) surpresas...

10 agosto, 2006 16:19  
Anonymous Anónimo said...

Pelo Clooney , eu cometia uma crime gravíssimo, por exemplo ...

10 agosto, 2006 16:44  
Blogger Inha said...

Kimi, o propósito do post não era o lucro da banca, mas sim até que ponto o jornalismo está vendido aos patrões da banca. Crimes violentos em assaltos a bancos? Crimes violentos em assaltos a casas de penhores???

Crimes violentos é matarem e esquatejarem e crianças e atirá-las ao rio. Crimes violentos constituem o processo Casa Pia. Crimes violentos é torturarem homossexuais doentes e atirá-los para a fundação do prédio. Crimes violentos é a fome escondida (dois milhões de pessoas em Portugal passam fome). Criminalidade violenta e organizada á aquilo que o teu e meu Governo permite que aconteça todos os dias.
Onde é que isto vem mencionado como criminalidade nesta "peça"? Onde?

Mas fazendo justiça ao teu comentário, o ideal era as pessoas não terem de se individar tanto junto da banca nem de instituições que oferecem "dinheiro fácil" com juros a trinta por cento + spred. Isto é crime. Agiotas são criminosos como outros quaisquer. Ou esqueceram-me que 90% dos crimes são praticados por dinheiro?

O zé povinho não tem informação disponível e devia ter. E devia ser o estado a fornecer e não a deixar as coisas chegarem ao ponto a que chegaram e ainda mais chegarão.

Aguarda, Kimi, que, tarda nada, vai acontecer aqui o que aconteceu na Argentina. Oxalá eu esteja enganada.

10 agosto, 2006 16:50  
Blogger Inha said...

Perdias-te por pouco, Fresquinha.
(por acaso não é mesmo o meu tipo):P

10 agosto, 2006 16:51  
Blogger O Chaparro said...

parece-me que faly«ta aqui CSI Lisboa ou CSI porto, pra não não escapar nehum culpado de qualquer tipo de crimes

10 agosto, 2006 17:34  
Blogger Inha said...

Este tipo de jornalismo cansa-me, Chaparro. Então é um crime violento roubar uma caixa multibanco? Está tudo doido, ou sou eu que ando a precisar de férias?

10 agosto, 2006 17:38  
Blogger Kaos said...

Tudo quanto prejudique os bancos é violento se só prejudicar os cidadãos é um crime normal. É asssim que funciona este nosso Portugal
bjinhos

10 agosto, 2006 19:20  
Anonymous Anónimo said...

Gostos não se discutem. Mas cometias um crime por quem ? Hás-de mostrar-me o teu caixote de lixo...

11 agosto, 2006 02:48  
Blogger Ivo said...

Oi Inha?! I'm back... ;)

Pois é,.... Violentos!! tse tse !! Este país.....

Precisa é tudo de Fériasss!!

BeijINHAs

11 agosto, 2006 09:32  
Blogger Inha said...

Kaos, experimenta roubar uma caixa multibanco. Com este calor, a partir paredes, carregar a caixa para dentro da carhinha... uma canseira, homem!... Sabes lá...
Não sei se isto é grave ou ridículo, mas é com toda a certeza o país que temos. Tu sabes e tens desempenhado um excelente trabalho pela parte que te toca.

Uma beijInha Grande

11 agosto, 2006 09:44  
Blogger Inha said...

Ai, mister Cloney, usteded aqui (até se me já deram os calores...), onde é que eu disse isso??? Parece impossível levantarem-se falsos testemunhos contra mim...
São essas invejosas, intriguistas, acredite...

11 agosto, 2006 09:54  
Blogger Inha said...

Por ninguém, Fresquinha e muito menos a troco duma pila. Estão fora de questão as "minhas" crianças, obviamente, ou não fosse eu a tiacInha delas...;)

11 agosto, 2006 10:00  
Blogger Inha said...

Ivo, já estás linkado.
Feliz por teres voltado!!! Eu sabia. EU SABIA!!!

BeijoquInhas Gordas e repenicadas!:D)))))

11 agosto, 2006 10:02  
Anonymous Anónimo said...

Alguém falou em pilas ? O meu amor pelo Clooney é muito mais profundo. Mas prontes ...

11 agosto, 2006 15:51  
Blogger Serenity said...

O roubo a bancos aumentou aqui em Setúbal, porque sempre que entra um estrangeiro no banco os tontos que estão a traz do balcão pensão que eles querem assaltar o banco em vez de trocar o cheque careca que os patrões lhes deram...as pessoas ficam passadas e depois fartam-se de berrar lá na língua deles e ninguém os entende! E depois é assalto...pois…
Fiquem bem!

20 agosto, 2006 17:39  

Enviar um comentário

<< Home