setembro 29, 2006














UMA QUESTAO DE FÍSICA...

O seguinte diz respeito a uma questão de Física num exame da Universidade de Copenhaga:

"Descreva como determinar a altura de um arranha-céus usando um barómetro."

Um estudante respondeu:
"Amarre uma longa corda à parte mais estreita do barómetro, a seguir faça baixar o barómetro do telhado do arranha-céus até ao chão. O comprimento da corda mais o comprimento do barómetro será igual à altura do edifício."

Esta resposta altamente original enfureceu o examinador ao ponto de chumbar imediatamente o estudante. O estudante apelou, baseando-se no facto de que a sua resposta estava indubitavelmente correcta e a universidade nomeou um árbitro independente para decidir o caso. Na verdade o árbitro decidiu que a resposta estava
correcta, mas que não demonstrava qualquer conhecimento de Física.
Para resolver este problema foi decidido chamar o estudante e permitir-lhe que em seis minutos providenciasse uma resposta verbal, que mostrasse, pelo menos, uma certa familiaridade com os princípios básicos de Física.

Durante cinco minutos o estudante ficou em silêncio, franzindo a testa em pensamento. O árbitro lembrou-lhe que o tempo estava a passar, ao que o estudante respondeu que tinha diversas respostas extremamente relevantes, mas que não sabia qual delas utilizar.
Sendo avisado para se despachar, o estudante replicou da seguinte forma:

"Em primeiro lugar, poderia pegar num barómetro, ir até ao telhado do arranha-céus, deixá-lo cair ao longo da parede e medir o tempo que ele demora a atingir o chão. Desta forma, a altura do edifício poderá ser trabalhada a partir da fórmula: H=,5g x t2. Mas isto seria má sorte para o barómetro."

"Ou, então, se o sol estivesse a brilhar, poderia medir a altura do barómetro, depois de assentá-lo na extremidade e medir o comprimento da sua sombra. Em seguida, iria medir o comprimento da sombra do arranha-céus e, depois de tudo isto, seria uma simples questão de aritmética proporcional calcular a altura do arranha-céus."

"Mas, se quiserem ser rigorosamente científicos acerca disto, poderão amarrar uma longa corda ao barómetro e abaná-lo como um pêndulo, primeiro ao nível do chão e depois ao nível do telhado do arranha-céus. A altura é trabalhada pela diferença na força da gravidade.T=."

"Ou, se o arranha-céus tiver uma escada exterior de emergência, será mais fácil usá-la e marcar a altura do arranha-céus em comprimentos do barómetro, e em seguida adicioná-los por aí acima."

"Se, simplesmente, quiser ser chato e ortodoxo na resposta, certamente, poderá usar o barómetro para medir a pressão de ar no telhado do arranha-céus e no solo, e converter os milibars em pés para dar a altura do edifício."

"Mas uma vez que estamos constantemente a ser exortados a exercitar o pensamento independente e a aplicar os métodos científicos, indubitavelmente a melhor forma seria ir bater na casa do porteiro e perguntar; se ele gostasse de ter um barómetro bonito, oferecia-lho desde que ele me dissesse a altura do arranha-céus."

O estudante era Niels Bohr, o único Dinamarquês que ganhou o Prémio Nobel da Física.

(Coisas da Net)
(Foto:
Cielo Azul)

No link do Cielo Azul aprende-se a construir um barómetro.

Bom fim de semana.

59 Comments:

Blogger Eu said...

(hoje sou Eu o primeiro!!!!)

tu é q nos pressionas, oh barómetra da net

;)

29 setembro, 2006 11:41  
Blogger Ivo said...

mai nada!! Alunos assim´, com respostas destas, que deixam muitos docentes com «ar de estúpidos», é que faziam falta... para que não pensem que podem, querem e mandam!!

Quem diria!!


BeijINHAs e Bom Fim de Semana!!

29 setembro, 2006 11:46  
Blogger Inha said...

Bom dia!:)

"barómetra da net"? Que chique!!!:D)))
(ja me tinham chamado muita coisa...)


:P

29 setembro, 2006 11:48  
Blogger Inha said...

Ivo, só pela "música" que lhes deu, e pelo nível com que a deu, já merecia o prémio Nobel!...
Se há coisa que sempre admirei nos sábios foi o apurado sentido de humor...;)


BeijInhas Gordas e Bom Fim de Semana!:)

29 setembro, 2006 11:50  
Blogger Inha said...

Bom dia SapInho!:)


Pois gostas!:D)))

Ora deixa-me ver... bar = unidade de pressão => barril de finos... (utilizando o "método de indução matemática do Eu (?)...lollll)

29 setembro, 2006 12:17  
Blogger Daniel Ferreira said...

Boa tarde.

Eu também tenho um barómetro, queres que te mostre? ;-)))

BeijInho

29 setembro, 2006 13:11  
Blogger Fresquinha said...

Na Wikipédia, ver "Desenrascar" ... uma física típicamente portuguesa ... Bom dia, Inha ! Já bebemos café Espesso ?

29 setembro, 2006 13:40  
Blogger Inha said...

Sr. Robino do Covil: acho melhor não. Não me consta que as bricolages de vossa senhoria sejam as mais apropriadas para os aprendizes de física de visitam o blog... 8-)


BeijInha

29 setembro, 2006 13:49  
Blogger Inha said...

Fresquinha, se não visse, não acreditava...lollll

29 setembro, 2006 13:52  
Anonymous Anónimo said...

ou a "escola" como castradora-mor....

29 setembro, 2006 14:00  
Blogger Pseudo said...

OLáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!



Isto é areia demais para a minha camineta!

Tb tenho uma boa, de Direito Constitucional, mas ao contrário. P'rá semana, mostro.

29 setembro, 2006 14:11  
Blogger Inha said...

Olá Luikki!:)

Achei piada a este texto por causa disso mesmo: o nosso génio chegou à resposta da maneira mais simples elementar (este gajo tem de ter uma costela portuguesa...:D)utilizando a Lei do Menor Esforço erradamente interpretada pelo senso comum como sinônimo de preguiça e má-vontade mas que se baseia numa economia de tempo e de recursos até 80% do que é estimado para a execução de um trabalho. (Richard Koch)

;)

29 setembro, 2006 14:23  
Blogger Inha said...

Pseudo, eu perizemplo de Direito Constitucional percebo que é uma coisa doida!!!lolllllllll Dasse!


Fico à espera para o teu post de segunda feira...8-)

29 setembro, 2006 14:26  
Blogger Montenegro said...

Não consigo ouvir o "Any Colour You Like" dos Pink Floyd... pessoalmente aconselho as pessoas a tirarem os espaços (já para não falar de acentos e cedilhas) do nome dos ficheiros antes de fazerem o upload, ou substituirem os epaços por undescores.

Algo do genero Pink_Floyd-Any_Colour_You_Like.mp3

Mas se calhar nem é por isso que não consigo ouvir a musica, E se calhar as outras pessoas conseguem...

Bom fim de semana.
Bjs.

29 setembro, 2006 14:33  
Blogger Inha said...

Montenegro, julguei que o ficheiro estivesse em condições, mas não acredito muito. Neste PC não consigo ouvir música nem ver vídeos nos formatos normais por causa do fire wall. E ainda bem que me alertas. Acho melhor tirá-lo.

BeijInha e bom fim de semana

29 setembro, 2006 14:39  
Blogger Montenegro said...

Acho que o problema é mesmo teres feito o upload do ficheiro com espaços no nome. Experimenta a fazer o que eu disse, tira os espaços entre as palavras, no ficheiro, faz o upload e actualiza o nome no código do template do blog, a ver se funciona. ;)

Bjs.

29 setembro, 2006 14:49  
Blogger Inha said...

Obrigada, Montenegro. Vou experimentar, mas de momento optei por tirar a música do blog, enquanto estiver neste PC. Porque também há pessoal que não é adepto de abrir um blog e levar logo com música, quando muitas vezes está noutra sintonia, se é que me faço entender. Tomei nota da tua sugestão.

BeijInha e obrigada!:)

29 setembro, 2006 14:57  
Blogger Eu said...

Eu até estou corado: tu a usares uma coisa minha (o método de indução matemática, no caso)

e cique é o teu nome do meio, não é?
inha chique da net

;)

29 setembro, 2006 14:58  
Blogger Daniel Ferreira said...

Olha, afinal, resolvi publicar mesmo o barómetro do Covil, tendo-te a ti, muito particularmente, em devida conta...

29 setembro, 2006 15:05  
Blogger Inha said...

Eu(?) não sei bem se se trata do teu método de indução matemática ou da tua lógica, mas está bem visto...:D)))(não precisas de corar)

inha chique da net? Pareço uma tia da linha, diabo!...:P

29 setembro, 2006 15:09  
Blogger Inha said...

Vou ver ou não vou ver? Eis a questão... 8-)

29 setembro, 2006 15:11  
Blogger Montenegro said...

A musica não tem de começar automaticamente, basta escreveres algures no meio dessa linha de código

autoplay="false"

e assim só ouve musica quem carrega no botãozinho.

Detalhes de programação. :)

Fica a sugestão.
Bjs.

29 setembro, 2006 15:23  
Blogger Inha said...

Fixe! Já guardei os teus anteriores comentários e vou juntar mais este. (Eu sou uma ignorante mesmo nestas coisas, até vou ter de pedir ajuda para mudar um bocado o template, pelo menos o cabeçalho).

Obrigada mais uma vez e uma BeijInha Grande.:)

29 setembro, 2006 15:29  
Blogger Eu said...

ah pois pareces uma tInha (Eu ainda t hie-de ver num campo de jogar ao ring)

:P

29 setembro, 2006 15:41  
Blogger Inha said...

tInha, o tanas!!! CInha Garden se faz favor, que o respeitinho é muito bonito e eu gosto! (e com as sapatilhas nikke da feira de carcavelos condizentes com a raquete)

:P

29 setembro, 2006 15:46  
Blogger O Chaparro said...

ganda pintas esse estudante.
bom fim d semana.
bjinhos

29 setembro, 2006 15:58  
Blogger Inha said...

E prático..:D)))


BeijInha e bom fim de semana!:)

29 setembro, 2006 16:09  
Blogger Miguel said...

Genial ...!

Falando em barometros, qual é o melhor barometro para a Blogoesfera!?


Um BOM FDS!
Bjks da Matilde

29 setembro, 2006 16:16  
Blogger Montenegro said...

É um prazer poder ajudar. Se precisares de alguma coisa, já sabes... compra!

hehe

...ou então deixa o msn no meu mail, que eu vejo o que se pode arranjar. LOL

Bjs.

29 setembro, 2006 16:39  
Blogger Eu said...

e a mini-saia do crocodilo? Eu estou é a ver que isso t está no sangue....

29 setembro, 2006 16:55  
Blogger Mano 69 said...

É do barómetro!

Bom fds Inha

29 setembro, 2006 17:00  
Blogger Inha said...

Miguel, vamos ter de consultar o Sr. Torricelli (esperemos que ele saiba o que é a blogosfera...:D))))


BeijInha e um bom fim de semana!:)

29 setembro, 2006 17:30  
Blogger Inha said...

Obrigada, Montenegro!:)

Depois mandas-me a factura...;)


BeijInha e BFS!:D

29 setembro, 2006 17:32  
Blogger Inha said...

Eu(?) vou fazer de conta que nem li esse comentário que é para ter que me enervar logo agora... :P

29 setembro, 2006 17:34  
Blogger Daniel Ferreira said...

Bom fim de semana, crocodila! ;-)))

29 setembro, 2006 17:35  
Blogger Inha said...

E do barril, Mano!:D))


FBS para ti também! Uma beijInha (uma só)

29 setembro, 2006 17:35  
Blogger Inha said...

Bom fim de semana, jacaré!:D))))


BeijInha

29 setembro, 2006 17:39  
Blogger Eu said...

então Eu manifesto desculpas públicas!

(não te enerves q faz mal à mini saia)

até para a semana (se for...)

;)

29 setembro, 2006 17:53  
Blogger Inha said...

Até para a semana (tu vê lá...;) )

*

29 setembro, 2006 18:00  
Blogger Eu said...

(mostra, mostra)

:P

*

29 setembro, 2006 18:24  
Blogger Fresquinha said...

Construir um barómetro dá muito trabalho. Por isso decidi usar o termómetro ...eheheheheh

29 setembro, 2006 18:32  
Anonymous Anónimo said...

Não sabia dessa!
Beijinhos

_____888___88888888___8888
___888888_8888888888_888888
___888888888888888888888888
___888888888888888888888888
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________

01 outubro, 2006 21:18  
Blogger Fresquinha said...

A questão principal é : Quem comeu o iogurte ? :-)

01 outubro, 2006 23:19  
Blogger Kaos said...

Genial. Mostra que muitas vezes a razão está bem escondida sob uam capa de certezas, muitas vezes incompletas. fantástico como os professores aceitaram a sua reclamação. Em Portugal estava chumbado sem hipotese de reclamação possivel. Como disse genial.
bjs e boa semana

02 outubro, 2006 10:50  
Blogger Daniel Ferreira said...

Bom dia! Já é segunda, onde é que andas?..

Passei só mesmo para deixar um beijinho que hoje estou sem tempo nenhum. Até amanhã.

02 outubro, 2006 11:58  
Blogger Mano 69 said...

E já agora que sabor era (o iogurte)?

02 outubro, 2006 14:27  
Blogger Fresquinha said...

Beringelas, Mano, beringelas !

02 outubro, 2006 14:31  
Blogger Mano 69 said...

É bem bom fritas, claro!

02 outubro, 2006 16:02  
Blogger Belzebu said...

eheheh!! E quem disse que ele não tinha conhecimentos de Fisica??? Este aluno não deveria estar incluido nos que repetem exames de Fisica!!!

Saudações infernais!!!

02 outubro, 2006 18:28  
Blogger 1313 said...

eu é mais a questão de escolher um bar.

03 outubro, 2006 00:25  
Blogger Humor Negro said...

Inha, preciso do teu mail.

03 outubro, 2006 02:43  
Blogger ivamarle said...

os génios são assim mesmo...

03 outubro, 2006 08:58  
Blogger José said...

Olha se ele se tem dedicado à astronomia... então é que o homem dava um grande poeta.
jinhos

03 outubro, 2006 10:00  
Blogger Inha said...

Bons dias a todos!:)

03 outubro, 2006 10:01  
Blogger Pseudo said...

Warning:The users mailfolder is over the allowed quota (size).

03 outubro, 2006 10:04  
Blogger Lúcia said...

atão? só bom dia?

03 outubro, 2006 11:00  
Blogger Inha said...

Sorry.:( Isto não está fácil...8-)

03 outubro, 2006 12:33  
Blogger Fresquinha said...

E quem é que hoje tem pressa, Inha ? hem ?

03 outubro, 2006 17:11  
Blogger Fresquinha said...

Eu tinha uma questão tísica a perguntar. Mas fica para outra altura:-)

03 outubro, 2006 17:33  

Enviar um comentário

<< Home