outubro 27, 2006


























GLOSAS

mote

Já lá foi preso o ladrão
Que em toda a parte apar'cia;
Contam-se mais de um milhão
De roubos que ele fazia.














glosas

Meus senhores, vão ouvir
A história do quadrilheiro
Manuel Domingos Louzeiro,
Que foi a pena cumprir,
Enquanto alguém de Salir,
Num primor de descrição,
Lhe chama até "Lampião"¨;
Mas, salinenses honrados,
Podeis dormir descansados,
Já lá foi preso o ladrão.

P'las coisas que o povo diz,
O tal Domingos tem sido
P'ra uns, terrível bandido,
p'ra outros, grande infeliz.
Mas eu, sem querer ser juiz,
Vi que ele se despedia
Da mulher com quem vivia
Numa amizade sincera
E não vi nele a tal fera
Que em toda a parte apar'cia.

Desse rei dos criminosos,
Direi, aos que o conheceram:
Poucos crimes apareceram
E poucos são os queixosos;
Apenas alguns medrosos
Terrível fama lhe dão;
Para a justiça só são
Os seus crimes dois ou três,
Mas coisas que ele não fez
Contam-se mais de um milhão.

Por alguns sítios passava,
Onde há só gente honradinha,
Que roubava à vontadinha
E que ninguém acusava;
Tudo Domingos pagava,
E ele às vezes nem sabia
Que à sua sombra vivia
Gente que passa por justa,
Fazendo crimes à custa
Dos roubos que ele fazia.


















(António Aleixo, in Este Livro Que Vos Deixo)¨
(¨Lampião: Virgulino Ferreira da Silva, rei do cangaço, ver
aqui)

24 Comments:

Blogger Eu said...

pois, é isto tudo, e mais esta:

Eu fiquei sem o teu endereço de mail...

27 outubro, 2006 12:20  
Blogger Inha said...

Isso tem solução!:)


(estou à espera que o pançudo da informática me venha instalar o msn. daqui a bocado ouve dois gritos que se vão ouvir no andar de cima)8-)

27 outubro, 2006 12:38  
Blogger Daniel Ferreira said...

Muito bom! Um post que nos deixa a pensar, sobretudo pelo excelente jogo texto/imagens.

27 outubro, 2006 13:01  
Blogger Inha said...

Obrigada!:)

27 outubro, 2006 13:17  
Blogger Fresquinha said...

Só posso concordar. :-)

27 outubro, 2006 13:39  
Blogger Montenegro said...

Há quem diga que esse senhor era do Algarve (estou a falar do autor do texto). Realmente o que é do Algarve é bom... ou não... dependendo do caso, claro. :)

27 outubro, 2006 15:44  
Blogger Inha said...

Era de Loulé. Digo-te já que tenho o livro ao pé de mim.;)

27 outubro, 2006 15:49  
Blogger Inha said...

Cá está: "António Aleixo em Vila Real de Santo António em 18 de Fevereiro de 1899 e faleceu em Loulé em 16 de Novembro de 1949. (N. do E.)

27 outubro, 2006 15:53  
Blogger pisconight said...

Gostei!! Não conhecia.
;)

27 outubro, 2006 15:55  
Blogger Inha said...

É um livro muito interessante. Mais ainda se considerarmos que este senhor era quase analfabeto!

27 outubro, 2006 15:58  
Blogger Inha said...

Já tardava... já tardava...:D)))))

27 outubro, 2006 16:24  
Blogger Montenegro said...

Inha,

não me deste nenhuma novidade a mim, mas pronto parece que houve pessoas aqui que ficaram a saber coisas novas. ;)

Bjs e BFS.

27 outubro, 2006 17:08  
Blogger Inha said...

A gente aprende todos os dias. Eu, por exemplo, aprendi ontem à noite quando comecei a ler o livro. E já vou a meio.:D)))))

27 outubro, 2006 17:21  
Blogger Daniel Ferreira said...

BFS Inha, de preferência com sol de Outono e vento moderado, para ajudar a secar a roupa no estendal;-)

27 outubro, 2006 18:04  
Blogger Inha said...

Obrigada! Para ti também!:)

27 outubro, 2006 18:06  
Blogger mfc said...

Aleixo e sombras chinesas... uma bonita combinação!

27 outubro, 2006 22:44  
Blogger Miguel said...

O meu conterraneo Antonio Aleixo ...!

Parabéns pela escolha, Inha!

Um bom FDS!
Bjks da matilde

28 outubro, 2006 15:29  
Anonymous Anónimo said...

numa forma mais actual seria assim:

E ele às vezes nem sabia
Que à sua sombra vivia e enriquecia
Gente da política que passa por justa,
Fazendo crimes e outros desmandos à custa
Dos pequenos roubos que ele fazia.

28 outubro, 2006 19:09  
Anonymous Anónimo said...

Ei estou aqui pra conhecer seu blog
Ofereço o o award Blog Perola da net com muito carinho. Convido a fazer a inscrição pra ser destaque ok?
Aproveita e faça uma viagem de trem pelos cantos de MInas...( ligue o som ok?)
Bjs

29 outubro, 2006 03:04  
Blogger kuka said...

Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
que sem parecerem o que são
são aquilo que eu pareço.
A. Aleixo.

30 outubro, 2006 09:27  
Blogger Inha said...

Bons dias a todos!;)

Obrigada a todos!


Bem vinda, Nancy!:)Uma viagem de trem é sempre uma coisa que me agrada!:)

30 outubro, 2006 09:50  
Blogger Kaos said...

Violentissima aquela imagem no campo de concentração. Dói só de ver e imaginar os sentimentos que por ali se chocam
bjs

30 outubro, 2006 11:45  
Blogger Kaos said...

Vou roubar a imagem para colocar aqui http://1kualker.blogspot.com
bjs

30 outubro, 2006 11:46  
Blogger Inha said...

À vontade! Tenho de linkar esse blog. Alías, tenho dúzias de links para actualizar...


BeijInhas

30 outubro, 2006 11:50  

Enviar um comentário

<< Home