outubro 25, 2006


















POEMA AZUL

Eu hoje estou azul! Nas minhas mãos nervosas
Os dedos são azuis, longos e delicados.
O perfume é azul nas pétalas de rosas
Como o sumo é azul nos frutos sazonados.

Azul sem dimensão, do polo Norte ao Sul,
Cai nas águas do mar, nas distancias sem fim,
E eu toda me deslumbro olhando o intenso azul
- Que na curva do Céu, nunca houve um azul assim.
O mundo, em derredor, em doida convulsão,
Lateja o mesmo tom em tom mais destemido.
Até a própria noite ainda em formação
Tem um nítido gosto a azul inconcebido.
Do mais sombrio vale à serra mais erguida,
Alagando extensões e searas e pauis,
A estrebuchar de cor, é azulada a Vida,
Porque o Tempo, do azul, faz as horas azuis.
O azul impõe-se, alastra, exorbita-se, é rei:
Trasborda cada vaga, inunda cada palma...
De tudo ser azul (tão azul!) eu nem sei
Se o meu corpo é azul ou se é azul minha alma.

Bem no fundo de mim, num azul em demência
Que se alteia em cachões hora a hora mais loucos,
Esta saudade enorme e que é negra de ausência,
Dentro do coração vai azulando aos poucos.
Porque a cor é mais cor e subjuga de excesso,
Há pedaços de Céu desfolhados nos charcos
E nos cais pedra-azul, quando a hora é regresso,
Tem um quê de azulino a chegada dos barcos.
Azul pelos desvãos, em todas as alturas...
Não há sítio nenhum onde se não concentre.
De tudo ser azul, até as mães futuras
Sentem gestos azuis a germinar no ventre.
Vão-se tornando azuis as verdades e os sonhos
Sem pedir a ninguém licença nem conselho...
No corpo do pomar, a carne dos medronhos
Tem um sabor azul que se tornou vermelho.
Azul que se distende ao longo do jardim;
Que vive na raiz e em cor se realizou.

Um azul tão azul, que nunca terá fim,
Como, de tão azul, nunca principiou.
Azul do abismo fundo à cor dos Infinitos
Sem o deter ninguém, sem nada que o anule.
Azul os mundos e eu e os santos e os malditos,
Azul sempre maior, em turbilhões, aos gritos,
Azul o próprio Deus que fez o azul, azul.

(Maria Helena)
(Fotos da Gare do Orinte gentilmente cedidas pelo
Picasso)

65 Comments:

Blogger Fresquinha said...

FCP ?

25 outubro, 2006 12:06  
Blogger Inha said...

Eu??????????????????????

25 outubro, 2006 12:09  
Blogger Montenegro said...

Olha, olha... Gare do Oriente... não me digas que também vais a Lisboa amanhã, ver os Muse?

Encontramo-nos lá, então. Eu vou ser o gajo que não para de tossir (azul de não conseguir respirar). hehehe

25 outubro, 2006 12:12  
Blogger Pseudo said...

Isto é roxo! E ninguém me convence do contrário!
Vou almoçar! " E nada de bocas foleiras, ouviu?! QUE EU HOJE TOU MÁ, MUITO MÁ!

25 outubro, 2006 12:19  
Blogger Inha said...

Infelizmente não, Montenegro. Isto são é saudades.

Mas conto ir em breve!:)

25 outubro, 2006 12:21  
Blogger Inha said...

Eu não disse nada. Nadinha. Nem vou dizer.

É roxo? Pois que seige. Roxo da côr dum fife do lombo, bem suculento, grelhado, com umas batatas fritas e uma bela duma salada. Roxo da cor duma mousse de chocolate caseira.

8-)

Fui

25 outubro, 2006 12:33  
Blogger Daniel Ferreira said...

Eu cá não sei, mas isto não é azul e muito menos roxo... É mais é cor de rosa ;-)))

25 outubro, 2006 12:46  
Blogger Fresquinha said...

É lindo este poema !!! Espero que já estejas a escrever a tua carta de amor para publicar lá no blog. Vai lá ver.

25 outubro, 2006 13:18  
Blogger Fresquinha said...

Ei ! Podes escrever em prosa, em verso, em desenho, em bilhete, em graffitti, em tatuagem ...amorosa, apaixonada, a gozar, zangada, de pé, de costas, ao Pai Natal, ao vizinho do lado... como quiseres. The shy is no limit.

25 outubro, 2006 13:39  
Blogger Fresquinha said...

Sky

25 outubro, 2006 13:39  
Blogger Inha said...

Robin: tu não te ponhas a tirar "nabos da púcara" que não te adianta nada...:P

25 outubro, 2006 13:42  
Blogger Inha said...

Fresquinha, estou a pensar... estou a pensar... 8-)

25 outubro, 2006 13:43  
Blogger Mano 69 said...

O Quimboio faz 150 anos

25 outubro, 2006 15:25  
Blogger Montenegro said...

Bem, é para avisar que já participei no desafio da fresquinha. O objectivo é ficar nos 300 primeiros classificados.

25 outubro, 2006 15:36  
Blogger Inha said...

Pois faz, Mano! Bem lembrado!

E se fosses um lindo menino e viesses aqui ao tasco fazer um post sobre isso este sábado, para não deixar a data em branco? Que me dizes? Hum?;)

25 outubro, 2006 15:39  
Blogger Inha said...

É que eu adoro quimboios!:D

25 outubro, 2006 15:39  
Blogger Inha said...

Boa tarde SapInho!:)

Boa é como quem diz, chove a potes!


Pois há. O preto, por exemplo. Eu gosto.:)

25 outubro, 2006 15:41  
Blogger Inha said...

Nos trezentos primeiros? lolllllllll


Tu???

25 outubro, 2006 15:44  
Blogger Daniel Ferreira said...

Nem mais... Sdem o azul mas em cor de rosa...

25 outubro, 2006 15:55  
Blogger Inha said...

Desde que tenha um pote de moedas de ouro no fim....D)))

25 outubro, 2006 15:55  
Blogger Inha said...

Também gosto do cor de rosa.;)

25 outubro, 2006 15:56  
Blogger Daniel Ferreira said...

E do PR, isto é, do Cavaco, gostas?..

25 outubro, 2006 16:16  
Blogger Daniel Ferreira said...

PS- O último comentário foi selectivamente plagiado ao mano 1616.

25 outubro, 2006 16:18  
Blogger Daniel Ferreira said...

PS- O último comentário foi selectivamente plagiado ao mano 1616.

25 outubro, 2006 16:18  
Blogger Daniel Ferreira said...

Este último foi exclusivamente plagiado ao mano 1619.

25 outubro, 2006 16:19  
Blogger Daniel Ferreira said...

É a bílis do Luís Filipe Viera que me impele a assim escrever. Mil desculpas a ti, Inha, e aos "manos" e "manas" cujos comentários não soube respeitar.

Um teu criado,

25 outubro, 2006 16:23  
Blogger Daniel Ferreira said...

Robino.

(o marido da Robina)

25 outubro, 2006 16:25  
Blogger Inha said...

De facto não percebi o teu comentário.

E não gosto do Cavaco. Nem de nenhum. Sou monárquica, como sabes.;)

25 outubro, 2006 16:36  
Blogger Daniel Ferreira said...

Ó Inha, é preciso saber ler nas entrelinhas; o Cavaco é nem mais nem menos do que o teu fidagal inimigo, o Presidente da REPÚBLICA. Eheheh...

25 outubro, 2006 16:38  
Blogger Inha said...

Eu li nas entrelinhas.;)

25 outubro, 2006 16:42  
Blogger Mano 69 said...

O/A robino do covil (riscar o que não interessar) está a precisar de uma mãozinha.

25 outubro, 2006 16:56  
Blogger Mano 69 said...

Inha

Como assim? E não vale responder que agora não comes nada.

25 outubro, 2006 16:57  
Blogger Inha said...

Pois está. Pois está!;)

25 outubro, 2006 16:59  
Blogger Inha said...

Como assim... o quê? Eu hoje estou loira de todo!!! Mais ainda do que nos outros dias... 8-)

25 outubro, 2006 17:01  
Blogger Fresquinha said...

Quem ama, não pensa, Inha ! Assim estragas tudo. E obrigada por teres divulgado ao Montenegro. Escreveu um problema lindíssimo.

25 outubro, 2006 17:03  
Blogger Daniel Ferreira said...

Mãozinha não, ó metralha. Quanto muito, um dedinho...

25 outubro, 2006 17:05  
Blogger Daniel Ferreira said...

Olha, sabes que mais?

Está a apetecer-me escrever um pêma à mulher do gajo corno...

Mas não sei se o escreva... Que te parece?..

25 outubro, 2006 17:08  
Blogger Inha said...

Deixa lá o gajo, pá. A mim ainda me deve um pedido formal de desculpas, que eu não aturo acusações nem má criação em relação à minha pessoa nem a quem frequenta este espaço. Também não falto ao respeito que ninguém, que eu saiba.

Esquece.

25 outubro, 2006 17:27  
Blogger Inha said...

Eu não sou escritora. Prefiro ler e publicar. Mas obrigada na mesma. Não fiques chateada.


E o Montenegro tem dos textos mais bonitos e sentidos da blogosfera. Com um bocado se sorte limpa o concurso em três tempos!;)

25 outubro, 2006 17:30  
Blogger Daniel Ferreira said...

Ouve lá... O gajo até que não é mau tipo. Tenta compreendê-lo, antes de o condenares. Recordas as palavras de Cristo?..

"Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra."

PS-E depois tem uma vantagem, aposto contigo que, se escrevesse poesia, bem depressa ganharia o devido destaque não só na Tasca da Lídia mas também em outros blogues que se dedicam a temas similares...

25 outubro, 2006 17:34  
Blogger Inha said...

Pára, senão ainda me converto ao catolicismo. Olha que freira até nem me parece um mau fetiche. Há quem goste...:D))))


É melhor não. Porque não experimentas mostrar as mamas?:P Tem o mesmo efeito e não chateias ninguém... lollllllllll

25 outubro, 2006 17:49  
Blogger Picasso said...

Upss... parece que vim em má altura... podes publicitar à vontade, mas não é necessário.

25 outubro, 2006 17:59  
Blogger Inha said...

Os links são sempre necessários. É regra da casa.;)


Muito obrigada pelas fotos.

25 outubro, 2006 18:05  
Blogger rules said...

ADORO O AZUL... TUDO DE BOM :)

25 outubro, 2006 18:21  
Blogger Fresquinha said...

Claro que não fico chateada. Sempre respeitei a liberdade dos outros. Eu não tenho jeito para tanta coisa.

Tá de chuva, Inha ! Olha ...desejo-te um resto de dia azul. Se estamos a precisar !

25 outubro, 2006 19:00  
Blogger mfc said...

Que bom que é ver-te assim feliz.
É contagiante.Fez-me bem.

25 outubro, 2006 23:30  
Blogger Didas said...

Cuidado que isso pode ser fígado.

26 outubro, 2006 00:09  
Blogger Inha said...

Bons dias!:)


Chove a potes, demónio!lolllll

26 outubro, 2006 09:50  
Blogger Inha said...

Para ti também, Rules!:)

26 outubro, 2006 09:50  
Blogger Inha said...

Fresquinha, podes estar certa que acompanharei o teu concurso. Até porque tenciono publicar. Com autorização do respectivo dono, com as devidas referência e links.;)

26 outubro, 2006 09:56  
Blogger Inha said...

Bom dia MFC, praguejando, mas feliz (alguma coisa).


Também gosto de te ver assim.:)

26 outubro, 2006 09:58  
Blogger Inha said...

Não é. A minha figadeira costuma ser verde. Deve ser do tabaco.


Um dia destes deixo de fumar.

26 outubro, 2006 10:00  
Blogger Mano 69 said...

Booooooooooom dia.

26 outubro, 2006 10:20  
Blogger Daniel Ferreira said...

'Tão? O comboio ainda não chegou?.. Eta velharia de museu que demora dois dias a fazer a viagem...


Bom dia;-)))

26 outubro, 2006 10:24  
Blogger Inha said...

Bom dia, Metralhito!:)

Isso é que é boa disposição!:D)))

26 outubro, 2006 10:35  
Blogger Inha said...

Bom dia Robino!:D

E não é tão bonitinho?
Aina por cima funciona a gazol...:D)))

26 outubro, 2006 10:37  
Blogger Inha said...

Saudades do S. Jorge e do Sete Colinas...

26 outubro, 2006 10:39  
Blogger Lúcia said...

as fotos estão lindas
e o poema também.

bom diiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

26 outubro, 2006 10:46  
Blogger Inha said...

Outra bem disposta!:D)))))


Bom dia, Lúcialima Boticária!:)

26 outubro, 2006 10:49  
Blogger Pseudo said...

E vermelho? vermelho de paixão, de cerejas, de tintol alentejano que eu e tu gostamos, de lingerie (horrorosa, mas há quem goste),de bolas de natal, de vida e energia? uh uh?
Bom dia :)

26 outubro, 2006 11:00  
Blogger Inha said...

E porque não? Vermelho sangue, das revoluções!!!


Ui, acho melhor a gente passar para o post acima...:D)))))

26 outubro, 2006 11:02  
Blogger pisconight said...

Azul é a minha cor de eleição!!
;)

26 outubro, 2006 13:19  
Blogger Mano 69 said...

Inha

«E se fosses um lindo menino e viesses aqui ao tasco fazer um post sobre isso este sábado, para não deixar a data em branco? Que me dizes? Hum?;)»

Eu estava a referir-me a esta tua pergunta.

26 outubro, 2006 14:49  
Blogger Inha said...

Estava a perguntar-te se queres fazer uma postagem aqui na chafarica, no dia 28 sobre os 150 anos de quimboio em portugal, uma vez que eu não estou cá. Se disseres que sim aproveita para me ensinar como é que se manda o convite para postar.

E então?

26 outubro, 2006 15:14  
Blogger Mano 69 said...

Agradeço o convite mas tb não sei como se manda o mesmo.
Então? Era pastor e guardava gado, assim começa uma bela história...

Vou ver se posso.

26 outubro, 2006 16:02  

Enviar um comentário

<< Home