setembro 11, 2007



A DIVINA COMÉDIA
(Inferno/Canto IV)

"Violento estrondo interrompeu aquele torpor profundo, despertando-me qual homem que em sobressalto acorda. Movi o olhar pelo que havia ao meu redor, ao longe e perto. De pé me ergui, procurando conhecer o lugar onde me encontrava. Eis a verdade: descobri-me à borda de insondável e tenebroso abismo, do qual subiam brados e infindos ais. Tão escuro, profundo e nebuloso era tal pélago que, por mais aceso que eu nele fixasse o olhar, alguma coisa reconhecia."

"Agora, desçamos ao mundo das trevas", principiou a dizer o Poeta, soturnamente. "Irei à frente, serás o segundo."

"Ele entrou, e assim me fez entrar no Primeiro Círculo, conde o abismo principia a estreitar-se. Ouvi, não o costumeiro e lastimoso chorar, mas apenas suspiros que ondulavam no inteiro espaço qual brisa leve. Provinham de um sofrer sem amargura, padecido por grande turba, na qual se misturavam homens, mulheres e crianças."

"Disse-me o bom do Mestre: "Não perguntas que espíritos são estes? É bom que os conheças, antes de seguir adiante. Não pecaram, mas embora possuindo méritos, para entrarem no Céu, faltou-lhes o batismo, umbral da Fé em que, ditoso, crês. Viveram antes do Cristianismo, portanto não tributaram a Deus a adoração devida. Eu sou um dos que, por este modo penam. Por tal motivo, e não por qualquer defeito, perdemos o Paraíso. A nossa pena é simplesmente esta: arder em desejo, sem a esperança de saciá-lo."

(Dante Alighieri - Excertos retirados do Projecto PROIN/Brasil)
(Ilustração: Gustave Doré)


Porque estou farta de outras comédias.

18 Comments:

Blogger Fresquinha said...

Se tivsse provado a sobremesa que te dediquei, estavas mais alegre !!!

Comédias só mesmo divinas. :-)

11 setembro, 2007 18:44  
Blogger Fresquinha said...

O que te diz o profeta Luis Claudio a propósito das outras comédias ???

11 setembro, 2007 18:46  
Blogger deep said...

um abraço...

12 setembro, 2007 09:54  
Blogger Inha said...

Fresquinha, desculpa, não vi...:(
Já ando farta de tanto mastiganço de tanta notícia e de tanta idiotice que resolvi "desligar a ficha". Coisas.;)


Obrigada, amiga.:)

12 setembro, 2007 15:18  
Blogger Inha said...

Esse, ao menos, não desbarata o erário público, só lá vai quem quer!;)

Respondi à tua pergunta?

12 setembro, 2007 15:20  
Blogger Inha said...

Uma beijInha grande para ti, CM.

;)

12 setembro, 2007 15:20  
Blogger Fresquinha said...

Um artigo fascinante sobre "A Divina Comédia" : http://online.wsj.com/article/SB118556860545880642.html?mod=2_1168_1

Navegar é preciso ...

Fica bem !

12 setembro, 2007 19:17  
Blogger Pseudo said...

Ai, tb eu estou farta...e desiludida

13 setembro, 2007 12:00  
Blogger Belzebu said...

Será que me entendes melhor agora?

eheh!! Aquele abraço infernal!

13 setembro, 2007 14:15  
Blogger Fresquinha said...

Estás assim porque o Sócrates não te vendeu um Pc a 800 euros quando na Fnac, o mesmo computador custa 499 ???? Que País ....

Vejam
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisFujitsuSiemens&product=4333643071974

13 setembro, 2007 19:41  
Blogger Lúcia said...

eu também...

13 setembro, 2007 22:40  
Blogger Fresquinha said...

Deves estar numa Divina Tragédia ....Bom fim de semana !!!!

14 setembro, 2007 18:02  
Blogger Moura ao Luar said...

Um beijo alegre e iluminado

15 setembro, 2007 19:39  
Blogger Fresquinha said...

Pois ...a Divina Comédia por teres ido de férias ... The joke is on us !?

Grandes empregos ...:-)))) Não custa viver.

19 setembro, 2007 11:20  
Blogger O Chaparro said...

passei p deixar um bjo.
bjo

19 setembro, 2007 14:22  
Blogger Fresquinha said...

Reserva o teu Bombero de Bilbao o quanto antes !

19 setembro, 2007 15:06  
Blogger Fresquinha said...

Se regressares antes do Natal, abre:

http://afresquinha.blogspot.com/2007/09/no-dia-25-1-aniversrio-do-blog.html

20 setembro, 2007 17:46  
Blogger Marcelo said...

Farta de outras comédias é? Então nem olha meus posts, hehehe

Ah, roubei a foto que tu pôs no teu site, que, aliás, é um ótimo trabalho, parabéns

08 novembro, 2007 03:51  

Enviar um comentário

<< Home