junho 21, 2006


















CONTRA AS MULHERES


Esforça meu coraçam,
nom te mates, se quiseres:
lembre-te que sam molheres.


Lembre-te qu’é por nacer
nenhua que nam errasse;
lembre-te que seu prazer,
por bondade e merecer,
nam vi quem dele gostasse.
Pois nam te dês a paixam,
toma prazer, se puderes
lembre-te que sam molheres.


Descansa, triste, descansa,
que seus males sam vinganças;
tuas lágrimas amansa,
leix’ as suas esperanças;
ca, pois nacem sem rezam,
nunca por ela lh’ esperes;
lembre-te que sam molheres.


Tuas mui grandes firmezas,
tuas grandes perdições,
suas desleais nações
causaram tuas tristezas,
Pois nam te mates em vão,
que, quanto mais as quiseres,
verás que sam as molheres.


Que te presta padecer,
que t’ aproveita chorar,
nunc’ outras ham de ser,
am nunca de mudar?
Deiza-as com sua naçam,
seu bem nunca lho esperes:
lembre-te que sam molheres.


Nam te mates cruamente
por quem fêz tam grande errada,
que quem de si nam sente,
por ti nam lhe dará nada.
Vive, lançando pregam
por u fores e vieres
que sam molheres, molheres!

(Jorge de Aguiar)
(Foto: Vlad Odintsov)


E a Fresquinha remata o post com esta pérola de Afonso Eanes do Coton:

"Ben me cuidei eu , Maria Garcia ,
en outro dia , quando vos fodi ,
que me non partiss'eu de vós assi
como me parti já , mão vazia ,
vel por serviço muito que vos fiz ;
que me non deste , como x'omen diz ,
sequer um soldo que ceass' um dia .

Mais detsa seerei eu escarmentado
de nunca foder já outra tal molher ,
se m'ant'algo na mão non poser ,
ca non ei porque foda endoado ;
sabedes como : ide-o fazer
con quen teverdes vistid'e calçado .

Ca me non vistides nem me clçades
nem ar sel'eu eno vosso casal ,
nen avedes sobre min non pagades ;
ante mui ben e mais vos en direi :
nulho medo , grad'a Deus , e a el-Rei ,
non ei de força que me vós façades .

E , mia dona , quen pregunta non erra ;
e vós , por Deus , mandade preguntar
polos naturaes deste logar
se foderan nunca en paz nen en guerra ,
ergo se foi por alg'ou por amor .
Id'adubar vossa prol , ai , senhor ,
c'avedes , grad'a Deus , renda na terra . "

27 Comments:

Blogger Inha said...

Infelizmente a última estrofe deste belíssimo poema não a consegui na sua expressão original, por isso cá vai:

Espanha foi já perdida
por le-Tabla uma vez,
e a Tróia destruída
por males que Helena fez.
Desabafa, coração,
vive, não te desesperes;
que o que fez pecar Adão
foi a mãe destas mulheres.

Bom dia!:)))

21 junho, 2006 10:57  
Anonymous Anónimo said...

ha e tal sao jovens!

21 junho, 2006 12:24  
Blogger ivamarle said...

as mulheres são uma benção e não uma praga; mas o desgraçado que escreveu isto, pelos vistos nunca o chegou a descobrir...

21 junho, 2006 12:31  
Blogger Inha said...

Bons dias!:)

O desgraçado que escreveu isto estava completamente apanhado do carolo pela mulher, uma tal Donna Violante,

"Casou este poeta com uma nobilíssima Violante que seria a abelha que mais mel segregou de tanta flor montezinha"
C.C.Branco

Eu estou a ver o filme: o infeliz a satisfazer-lhe os caprichos todos, qual ambrósio...:D)))

Haja sentido de humor, porra!!!lol

21 junho, 2006 12:41  
Blogger Lúcia said...

que coisa antiga lolololol

21 junho, 2006 13:14  
Blogger Pseudo said...

Olha, hoje começa o verão e eu estou sem inspiração. E só vejo números à frente e mais nada na mente.
Acho que acabei de "postar" na tua caixa de comments.

21 junho, 2006 14:16  
Blogger Inha said...

Deixa lá mulher que eu também não acordei melhor. Fazer o quê?

21 junho, 2006 14:20  
Blogger Lúcio Ferro said...

Excelente. E somos forçados a resignarmo-nos. Este Aguiar fala-nos através dos tempos e as suas palavras ecoam uma eterna sabedoria. Já agora, a data da primeira publicação?..

Grande beijo.

PS - Já está em linha o capítulo II. Depois dá-me o teu parecer.

21 junho, 2006 14:29  
Blogger Inha said...

Boas tardes!:)

Datas certas não sei Lobo, mas foi publicado no Cancioneiro de Resende em meados do séc. XVI, creio eu. Mas isto são cálculos muito por alto. Teria de procurar nos alfarrábios. Se te interessar:

http://lgstudios.no.sapo.pt/apontamentos/O%20Cancioneiro%20Geral.doc

Se alguém souber já agora, faça-nos o obséquio...;)

BeijInha Gorda

Vou já lá cuscar...

21 junho, 2006 15:04  
Blogger Inha said...

Mas é bem engraçada, Frog. Há verdadeiras pérolas no cancioneiro.:D
(e algumas delas bem actuais, diga-se);)

21 junho, 2006 15:06  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia Inhazica!!!!!!!
Ja voltaste de férias!... espero que tenhas usufruido muito!
Coitadas das mulheres... o gajo foi embeicar-se por uma gaja rija e depois extrapola para o resto do pessoal... parvo!
Bjico!

21 junho, 2006 17:12  
Blogger Inha said...

Oh Rosarita! Já tinha saudades vossas...:D Olha, esteve tão mau tempo que dormi até ao meio dia e li à vontade alguns seis policiais. Deu para descansar bem.;)

E não é actual?lol

BeijInha

21 junho, 2006 17:31  
Blogger Montenegro said...

As mulheres são muito complicadas de se perceber... e de se fazerem perceber...oh ser mais complicado. :P

(não é que os homens sejam mais faceis de isso acontecer, mas em homens não estou eu interessado!!)

Hoje até comia um chilli bem picante, não sei porquê mas mexicano hoje soa-me bem. :)

Bjs.

21 junho, 2006 17:52  
Blogger Inha said...

Por acaso... até somos!lol
Eu pelo menos sou, e daí?:D)))

Então não soa, Montenegro, então não soa?;)

BeijInha

21 junho, 2006 18:00  
Blogger ÍntimoSedutor said...

Oi querida belo poema, forte e arrebatador....
Olha ainda não descobri o que está acontecendo com os blogitos, deve ter algum má intencionado chupando...rrsrsrs.....
Beijos lind_inha...

21 junho, 2006 19:24  
Blogger Araj said...

Há palavras que são eternas...
Há textos que nunca estão desactualizados.... :)

21 junho, 2006 21:44  
Blogger pisconight said...

O bicho difícil de compreender... não se pode viver sem elas nem com elas...
;)

21 junho, 2006 23:00  
Blogger Kaos said...

Não se pode viver com elas nem se pode viver sem elas, que havemos nós homens de fazer. Podem chamar-lhes todos os nomes e acusa-las de todos os males que nunca vou deixar de ama-las. São a coisa mais linda do universo. Nada posso fazer.
bjinhos

21 junho, 2006 23:00  
Anonymous Anónimo said...

E de maldizer ...

"Ben me cuidei eu , Maria Garcia ,
en outro dia , quando vos fodi ,
que me non partiss'eu de vós assi
como me parti já , mão vazia ,
vel por serviço muito que vos fiz ;
que me non deste , como x'omen diz ,
sequer um soldo que ceass' um dia .

Mais detsa seerei eu escarmentado
de nunca foder já outra tal molher ,
se m'ant'algo na mão non poser ,
ca non ei porque foda endoado ;
sabedes como : ide-o fazer
con quen teverdes vistid'e calçado .

Ca me non vistides nem me clçades
nem ar sel'eu eno vosso casal ,
nen avedes sobre min non pagades ;
ante mui ben e mais vos en direi :
nulho medo , grad'a Deus , e a el-Rei ,
non ei de força que me vós façades .

E , mia dona , quen pregunta non erra ;
e vós , por Deus , mandade preguntar
polos naturaes deste logar
se foderan nunca en paz nen en guerra ,
ergo se foi por alg'ou por amor .
Id'adubar vossa prol , ai , senhor ,
c'avedes , grad'a Deus , renda na terra . "
Afondo Eanes do Coton

22 junho, 2006 04:11  
Blogger Didas said...

Nós temos as costas largas, as costas largas!...

22 junho, 2006 09:10  
Blogger Inha said...

Bons dias pipol!:)

Sedutor: já tenho algumas pistas. Daqui a pouco envio mail.;)
BeijInha Grande

Olá Araj, bem vindo!:)
É exactamente como eu penso...lol

22 junho, 2006 09:49  
Blogger Inha said...

Para o Pisconight e para o Kaos: vocêzes também são bichos complicados e nós bem que gostamos... verdade?...;)))))
BeijInhas

22 junho, 2006 09:52  
Blogger Inha said...

Fresquinha, muitas gracias e ficas já avisada que a próxima publicação fica por tua conta.;)


Se temos, Didas, se temos... quem é lhes aturas as pancas?...lol

22 junho, 2006 09:55  
Anonymous Anónimo said...

Ai, deixa-me pensar, Inha ! Grande responsabilidade. Dá-me 24 horas que isso precisa de marinar.

22 junho, 2006 20:04  
Anonymous Anónimo said...

Olha, podes dar-me o teu e-mail novamente ?

23 junho, 2006 02:06  
Blogger Inha said...

inha@mail.pt

Bom dia!:) Aqui não tens muito tempo para pensar...;)

23 junho, 2006 09:14  
Anonymous Anónimo said...

O algodão não engana.

(E a pérola da fresquinha remata a pérola do Afonso ...)
Enviei o post ...

24 junho, 2006 05:29  

Enviar um comentário

<< Home