julho 30, 2007



PENSAMENTO DO DIA

Muitos teriam sido sábios se não tivessem acreditado demasiado cedo que já o eram.

(Séneca)
(Imagem: Antony Gormley)

julho 27, 2007






ANNO 1960

2 cl de Vodka
1 cl de Martini Extra Dry
1 cl de Campari

(Sugestão: Drinkalizer)
(1ª Foto: Amaral Nascimento)
(2ª Foto: Geotices)

(3ª Foto: Nelson Filipe)

Bom fim de semana.

julho 26, 2007





SUGESTÃO DO DIA

Bolo de Morangos com Chantilly

Ingredientes: pão-de-ló branco, recheado com chantilly e morango picado, cobertura de chantilly, decorado com castanha de caju moída e morangos inteiros.

(Receita da Galeria dos Pães)

Um pouco de frigorífico e...
... bom apetite!


E já agora, um João Pires Moscatel bem fresco para acompanhar.

julho 24, 2007

















OS QUE ME FALTAVAM



OH DAVE... ÉS O MEU ÍDALO!
O MEU SÍMBALO!!!
AI LOVE IU!...

(Cortesia de: Não Está Fácil)

julho 19, 2007



O COZINHEIRO

Tenho um amigo que é um excelente cozinheiro e cozinha pratos que se distinguem pela sua originalidade. Sempre quis ter um restaurante mas não tem dinheiro para isso.

Um dia arranjou lugar de cozinheiro num engraçado e pequeno café. Contente por ele, fui lá comer. Qual não é o meu espanto quando vi que a qualidade da comida estava muito aquém da sua especialidade. Quando lhe disse isso, ele respondeu-me:

- Não quero pôr aqui o meu “toque” para não pensarem que é roubado quando tiver o meu restaurante.

Passaram anos.

O café continua a ser um café mediano. E ele continua a trabalhar lá.

(Conto Popular)
(Aguarela: Hervé Thibaut)

julho 13, 2007




FILOSOFIA GARFIELD
(Clica para aumentar)

Bom fim de semana.

julho 12, 2007



PRÉMIO STELLA


Prémio "Stella" à "sem-vergonhice" humana e à estupidez de um sistema jurídico.

"Em honra à senhora Stella Liebeck, de 81 anos que, tendo-se queimado seriamente nas pernas ao entornar o café quando ia a arrancar de carro do drive-in da McDonalds, recebeu da McDonalds (ou antes, da seguradora da McDonalds...) uma indemnização de 4.5 milhões de dólares, criou-se nos Estados Unidos o prémio "Stella", que visa premiar aquelas pessoas que se aproveitam do sistema jurídico americano para com a maior e mais genial desfaçatez receber indemnizações milionárias, aproveitando a abertura e generosidade com que o sistema jurídico premeia a estupidez e a ignorância humanas.


5º lugar, atribuído, em simultâneo às seguintes três pessoas:
a) Kathleen Robertson de Austin (Texas), após ter recebido 780.000 dólares de indemnização que lhe foram concedidos por um júri como compensação por ter partido uma perna numa loja de móveis, após tropeçar numa criancinha que andava a rastejar no chão da loja. O dono da loja ouviu a sentença calmamente (a seguradora pagou...) mas com uma genuína e enorme incredulidade, pois a criancinha rastejante era, nem mais nem menos, o filho da vítima.
b) Carl Truman, de Los Angeles, jovem de 19 anos, recebeu 74.000 dólares de indemnização mais os gastos de tratamento da seguradora do vizinho, após este lhe ter passado com o carro por cima da mão. O homem não viu o coitado do rapaz, que no preciso momento em que ele arranca está ocupado a roubar as tampas das jantes do carro do vizinho.
c) Terence Dickson, de Bristol (Pennsylvania) tentava sair pela garagem da casa que acabava de roubar, não conseguiu no entanto abrir a porta da garagem. Já não pode regressar à casa, pois a porta de ligação da casa à garagem ficou trancada após ele ter entrado na garagem. O coitado do senhor Dickson, vejam lá, teve que aguentar 8 dias na garagem até à chegada dos donos da casa, que estavam de férias, alimentando-se de comida de cão e bebendo uma grade de Coca-Cola armazenadas na garagem. O tribunal ordenou a seguradora da apólice de roubo dos donos da casa a pagar-lhe 500.000(!) dólares de indemnização (danos punitivos) pela crueldade moral a que o pobre homem foi submetido.


4º lugar, Atribuído a Jerry Williams de Little Rock (Arkansas), que recebeu 14.500 dólares mais gastos de tratamento por ter sido ferrado nas delicadas bochechas do seu traseiro pelo cão da raça Beagle do vizinho. O júri não lhe atribui a totalidade da indemnização pedida, pois considerou abonatório em favor do dono do cão o facto de que o senhor Terence Williams tinha saltado a cerca que separava a sua casa da casa do vizinho para perseguir, no terreno do vizinho, o cão do mesmo, disparando-lhe tiros com uma pistola de pressão de ar...


3º lugar, Atribuído à menina Amber Carson, de Lancaster (Pennsylvania), que recebeu 113.500 dólares mais gastos de tratamento da seguradora de um restaurante, após tropeçar, escorregar e cair numa poça de refresco que estava no chão do restaurante, partindo o tornozelo. O tribunal também neste caso não atribuiu a totalidade da indemnização pedida pela menina Carson, tendo em vista que a poça se tinha formado apenas 30 segundos antes de que a menina Carson nela tropeçasse, quando ela agarrou no copo de refresco que tinha à sua frente e o atirou, na íntegra, à cara do namorado, após uma viva discussão entre ambos...


2º lugar, Atribuído à jovem Kara Walton, de Clymont (Delaware), que recebeu 12.000 dólares de indemnização da seguradora de uma discoteca, após cair da janela da casa de banho da discoteca, partindo os dois dentes da frente. A jovem partiu os dentes na tentativa de entrar ilegalmente na discoteca, para evitar o pagamento da entrada de 3.50 dólares...


1º lugar, atribuído unanimemente e sem sombra de dúvidas a Merv Grazinski, de Oklahoma City. A seguradora da fábrica de auto-caravanas Winnebago Motor Homes teve que lhe pagar uma indemnização de 1.750.000 dólares mais a reposição do veículo que ficou totalmente destruído após um despiste sofrido. Ao regressar de um jogo de futebol, o Sr. Grazinski ligou o cruise control do veiculo, levantou-se do assento do condutor, e foi à parte de trás da auto-caravana para preparar um café. A auto-caravana despistou-se de imediato, tendo ficado totalmente destruída. O Sr. Grazinski escapou da morte por pouco. No tribunal o Sr. Grazinski justificou a sua pretensão indicando que se achava com o direito a essa indemnização porque as instruções da auto-caravana não diziam que o assento do condutor não poderia ser abandonado com o veículo em movimento, nem com o cruise control ligado, como ele já tinha visto os pilotos de avião fazerem. O tribunal deu-lhe razão. A Winnebago Motor Homes, antecipando-se a novos casos, já procedeu à alteração dos manuais de instruções das auto-caravanas."

(Recebido via e-mail)

Obrigada, Ivamarle.

julho 10, 2007



A LIBERDADE GUIANDO O POVO

"O homem é um animal sociável que detesta os seus semelhantes."

(Eugène Delacroix)

julho 09, 2007



AS AVES

Afluem às margens, jogam
como se a água lhes pertencesse,
pousam no meio dos arbustos
como se tivessem todo o tempo!

No entanto, sabem que as nuvens
vão encher o céu; e que o norte
irá enviar o vento frio que as
há-de arrastar para sul,
deixando atrás de si o silêncio nos campos.

Mas pouco lhes importa isso,
quando se juntam,
e cantam a efemeridade do instante.

(Nuno Júdice)

julho 06, 2007



O PARAFUSO

Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma actividade só pelo tempo que leva realizá-la...

Um bom exemplo é o caso de um Eng.º que foi chamado para arranjar um computador muito grande e extremamente complexo de uma empresa, um computador que valia 12 milhões de dólares.
Sentado frente ao ecrã carregou umas poucas teclas, abanou lentamente a cabeça, cochichou qualquer coisa para si próprio e desligou o aparelho.
Tirou do bolso uma pequena chave de fenda e apertou um minúsculo parafuso.
Ligou novamente o computador e comprovou que funcionava perfeitamente.

O presidente da companhia ficou impressionado e ofereceu-se a pagar a conta no acto.
-“Quanto é que lhe devo? "-perguntou.
-“São mil dólares, se faz favor."
-“Mil dólares!? Mil dólares por uns minutos de trabalho!? Mil dólares por apertar uma merda de um parafuso!?!” Eu sei que o computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares pelo seu trabalho é uma quantia disparatada! Pagar-lhe-ei apenas se me enviar a factura perfeitamente detalhada e que se justifique…
O Eng.º aceitou e foi-se embora.

No dia seguinte, o presidente recebeu a factura, viu-a com calma e procedeu a pagá-la no momento, sem qualquer objecção. A factura dizia:

Detalhe de serviços prestados:

Apertar um parafuso................ .... .... .... ... 1 dólar
Saber qual parafuso apertar.............. ..... 999 dólares

(Recebido via e-mail)


Bom fim de semana.





O GELADO

Obrigada, Fresquinha!
(como descobriste que eu gostava de caramelo?)




A SURPRESA

Obrigada,
Sr. António!
(já estou a roer as unhas para saber o que está lá dentro)

E a todos os que me presentearam com o vosso carinho e a vossa companhia, o meu muito obrigada!

julho 05, 2007



VIAGEM AO CENTRO DA TERRA


"Em pleno séc. XIX o professor e geólogo alemão, Dr. Lidenbrock, descobre um manuscrito codificado de um antigo alquimista islandês do séc. XVI e, depois de o decifrar, fica a saber que é possível ir ao centro da Terra. Com o intuito de realizar tal proeza, ele e o seu sobrinho Axel partem para a Islândia onde contratam Hans, um caçador islandês, para servir de guia e ajudante. E seguem as indicações do manuscrito que indica como entrada para o interior da Terra a cratera de um vulcão na região ocidental da ilha da Islândia, o Sneffels. Já abaixo da superfície terrestre os três homens percorrem corredores e galerias, por entre peripécias e dificuldades, até chegarem a uma galeria de dimensões colossais com um oceano, ilhas, nuvens e até luz gerada por um fenómeno eléctrico desconhecido. Mais chocados ficam ao encontrar, naquele mundo paralelo, vida que, à superfície, se extinguira há muitos milhares de anos como dinossauros e homens das cavernas. Constroem uma jangada para atravessar o oceano, mas uma tempestade de vários dias leva-os até à outra margem do oceano, precisamente onde se encontra a entrada para o centro da Terra que está, no entanto, obstruída devido a um recente desabamento de terras. Recorrendo ao uso de pólvora Hans tenta desobstruir a passagem, mas a explosão é de tal forma violenta que a jangada onde os três se encontram é puxada para a chaminé de um vulcão e, em consequência de uma erupção, são expelidos para a superfície terrestre. Descobrem então que o vulcão por onde foram expelidos é o Stromboli, localizado na Sicília, o que quer dizer que eles percorreram, no mundo paralelo, mais de 5000Km. "

(Resumo de Mara Antunes)



Um dos grandes livros de aventuras da minha juventude, provavelmente o que mais depressa “sorvi” - numa tarde, creio - foi , sem dúvida, o “Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Verne. Foi ele que me despertou a curiosidade para o estudo da Geologia e da Geografia, que, por sua vez, obrigando-me a um razoável trabalho de análise e de pesquisa, cujo treino, e não sendo o ensino nem a investigação científica a minha área profissional, em muito beneficiou a profissão que sempre exerci, e na qual me sinto plenamente realizada: Financeira.

“É de loucos”, dirão vocês, “mas que raio tem a ver uma coisa com a outra?”

“A mulher é doida” (certíssimo).

Sabem o que vos digo? Experimentem. Façam-no por curiosidade, mas façam-no.
Até porque não dói nada e o saber não ocupa espaço. Às vezes, por detrás de um livro escondem-se vivências incríveis. E a leitura é tão agradável.

Já agora, os meus agradecimentos à D. Química e à D. Matemática, que tão providentes foram e tanto me apoiaram naquele agradável mundo que é a Ciência.

Este texto destina-se só e apenas aos meninos mais pequenos que vão passando por aqui. Para os mais crescidos isto não é novidade, pois não?

E antes que me esqueça, vou relê-lo.

(Imagens: Silvian Sternhagel)

julho 04, 2007













LEWIS CARROLL, 4 DE JULHO DE 1865


"Poderia dizer-me, por favor, que caminho deverei tomar a partir daqui? - pergunta Alice.
Isso depende muito de onde queres ir - responde o Gato.
Não me interessa muito onde - respondeu Alice.
Então, não interessa que caminho tomas - disse o Gato.

Oh, e chegarás com certeza - afirmou o Gato, se andares o tempo suficiente."

Os bolos são para vocês.